Desporto

Torneio Regional de Futebol de Rua conta com 17 equipas

None

A 11.ª edição do Torneio Regional de Futebol de Rua decorre na sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, no Complexo Desportivo de São Martinho, e vão estar presentes mais de 100 participantes, representantes de 13 instituições, sendo que o mais novo tem 15 anos e o mais velho 65.

Hoje, na apresentação do torneio, Rafael Santos, secretário geral da AMDpT (Associação da Madeira de Desporto para Todos) disse que o torneio tem “vindo a aumentar o número de participantes e de equipas”, visto que a fase regional passa a contar com a participação de 17 equipas, das quais 4 femininas.

O torneio baseia-se numa competição de futebol, que promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, de combate à exclusão social, pretendendo ser um instrumento de capacitação no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Gonçalo Santos, representante da Associação Cais, disse que “o torneio da RAM marca o início da temporada dos torneios locais”. O torneio seguinte é em Leiria, no próximo domingo, e até dia 9 de Julho decorrem outros, neste “ano que bate o recorde de torneios locais”, passando das duas dezenas.

Depois destes torneios decorrem as selecções regionais e distritais que representarão as suas organizações, distritos e regiões na grande final nacional, no fim do mês de Julho. Segue-se a selecção nacional que representa o País no campeonato mundial, em Oslo, entre Agosto e Setembro.

Esta edição é organizada pela AMDpT e é promovida pela Associação CAIS, com o apoio de ‘Football for Hope’ e do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Desporto para Todos.

O torneio tem como parceiro institucional a Secretaria Regional, através da Direcção Regional de Juventude e Desporto e conta com o apoio do Instituto de Segurança Social da Madeira, da CMF, da Junta de Freguesia de São Martinho, da Associação de Técnicos de Arbitragem da RAM, da Coca Cola European Partners Portugal, do Burguer King e do Super São Roque.