‘Folhas Mágicas’ levaram escola de Santana a descobrir o papiro
Chama-se ‘Folhas Mágicas’ e é um projecto que pretende promover a difusão da Ciência e do Conhecimento nas escolas. A Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar de Santana juntou-se à iniciativa e despertou junto dos seus alunos a curiosidade sobre o uso do papiro.
Numa nota enviada à imprensa, a directora desse estabelecimento de ensino descreve que a sala II está a desvendar o papiro. “No intuito de descobrir mais sobre o tema as crianças pesquisaram informações, observaram vídeos e querendo ir mais além tentaram eles mesmos produzir esse antepassado do papel”, afirma. Apesar de algumas tentativas menos conseguidas, a verdade é que os alunos conseguiram mesmo criar papiro.
“O papiro é o produto mais famoso a ser obtido da planta com esse mesmo nome e, apesar de existir em alguns jardins públicos e privados acaba por passar despercebido, não sendo relacionado com este aspecto tão importante a nível histórico”, refere a nota que acrescenta que “foram os mais pequenos que, através da partilha de conhecimentos, abriram horizontes e mostraram que o conhecimento não tem idade nem fronteiras.