País

Movimento sensibiliza peregrinos para não deixarem lixo na estrada

None

Um movimento de cidadãos organizou uma campanha para sensibilizar os peregrinos que vão deslocar-se a Fátima, a 13 de maio, para não deitarem lixo para as bermas das estradas ou para as matas, devendo deixá-lo nos contentores adequados.

“Efetuamos uma caminhada de Coimbra até Fátima, em maio de 2016, no dia 13, e ficamos perplexos com a quantidade de lixo que havia na berma da estrada e pela mata”, uma constatação que levou à ideia de “sensibilizar as pessoas a não terem este tipo de comportamento”, disse hoje à agência Lusa o representante do movimento cívico ambientalista “Não Lixes...”.

A iniciativa “Não Lixes...a tua caminhada” pretende “sensibilizar os peregrinos que vão a Fátima a não atirar qualquer tipo de lixo para o chão”, explicou Fernando Jorge Paiva.

Para o defensor do ambiente, este comportamento “não é digno de uma pessoa que está a fazer uma caminhada” e as pessoas “devem olhar para a terra de uma forma mais ecológica e não se dar ao luxo de atirar lixo para locais onde ninguém vai limpar”.

Através da campanha, que hoje se inicia, o movimento vai distribuir 100 cartazes com o apelo, colados nos contentores distribuídos ao longo da estrada, no concelho de Coimbra, e em alguns ‘mupis’ (mobiliário urbano), na cidade.

Fernando Jorge Paiva espera ainda que outras câmaras da região, como Pombal e Leiria, se associem à campanha e adotem o cartaz.

A Câmara Municipal de Coimbra, acrescentou, vai “disponibilizar perto de meia centena de contentores de lixo”, com cartazes do movimento, ao longo da estrada nacional, nos 20 quilómetros do concelho.

Mesmo havendo contentores de 500 em 500 metros ou de quilómetros a quilómetro, “as pessoas têm este mau hábito, fruto de uma sociedade consumista, de atirar o lixo descartável para o chão e o número um é a garrafa de plástico de 33 centilitros”, disse o representante do movimento.

Mas, garrafas plásticas de iogurte também estão na lista do lixo mais visto nas bermas da estrada, assim como, se estiver a chover, impermeáveis descartáveis ou guarda-chuvas partidos, ou até fraldas de adulto, relatou.

Os espaços de paragens dos autocarros, onde os peregrinos permanecem para descansar e receber ajuda dos carros de apoio, ficam “completamente cheios de lixo”, continuou.

O movimento é independente, apareceu em 2013, reúne cidadãos que se preocupam com o lixo largado na natureza, na floresta ou nos rios, e organizam ações de recolha de lixo nestes locais.

O papa Francisco vai visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, e presidir ao centenário dos acontecimentos na Cova da Iria, pelo que são esperados muitos peregrinos a caminho do santuário.