Madeira

“Capelas ao Luar’ regressam a 18 de Abril

None

Estão abertas as inscrições para a edição de 2017 do projecto ‘Capelas ao Luar’, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura, que tem como objectivo facilitar um conjunto de visitas guiadas a capelas da Região, muitas vezes indisponíveis ao público em geral, e possuidoras de referentes artísticos da mais alta importância no panorama das artes e do património na Ilha da Madeira. Todas as visitas serão precedidas de pequenos apontamentos musicais, de música Renascentista e ou Barroca e Romântica a cargo da Orquestra Clássica da Madeira - Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (OCM-ANSA).

Tal como na primeira edição, todas as acções das “Capelas ao Luar” são de acesso gratuito, mas carecem de inscrição prévia através do endereço [email protected].

O programa da edição deste ano inclui um total de seis actividades nos concelhos de Funchal, Santa Cruz, Calheta e Porto Santo, a decorrer entre os dias 18 de Abril - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - e 20 de Maio, sempre a partir das 21 horas.A este propósito, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, convida a população a participar nesta iniciativa, recordando que esta é mais “uma oportunidade para ficar a conhecer um pouco mais sobre o património regional”.

A edição de 2017 arranca na Capela de Santo António da Mouraria (Assembleia Legislativa da Madeira), no Funchal, com uma visita guiada por Francisco Clode de Sousa a ser precedia por um apontamento de música barroca.

A 27 de Abril, Rita Rodrigues e Francisco Clode de Sousa farão uma visita guiada à Capela da Mãe de Deus, no Caniço (Santa Cruz), que será antecedida de um apontamento de música renascentista.

No dia 4 de Maio, o projecto regressa ao Funchal para revelar’ a Capela de Nossa Senhora da Consolação, localizada na Levada de Santa Luzia e Rua da Torrinha, e actualmente propriedade da família Welsh. Francisco Clode de Sousa fará a visita guiada a esta capela, numa noite onde haverá música barroca e romântica.

A Capela de São Lourenço, na Fajã da Ovelha (Calheta), será a penúltima Capela ao Luar de 2017 a 11 de Maio, com uma visita guiada por Filipe Bettencourt e apontamentos de música barroca.

A edição deste ano do projecto ‘Capelas ao Luar’ termina no Porto Santo, no dia 20 de Maio, onde será realizada uma visita guiada à Capela do Espírito Santo. Haverá um apontamento de música barroca e uma visita a cargo de Rita Rodrigues e Francisco Clode de Sousa.