Madeira

JPP quer criar quatro círculos eleitorais na Região

Madeira, Porto Santo, Emigração e Círculod e Compensação

None

O Juntos Pelo Povo vai apresentar, na Comissão Eventual para a Reforma dos Sistema Político do parlamento regional, uma proposta de alteração à lei eleitoral para as ‘regionais’.

Paulo Alves apresentou a proposta do JPP que pretende acabar com o círculo único de 47 mandatos, em vigor, passando a haver quatro círculos eleitorais.

O partido propõe a eleição de deputados por círculos eleitorais de ilha, Madeira e Porto Santo, mas também pela diáspora madeirense e por um círculo de compensação.

Os círculo do Porto Santo, sublinha Paulo Alves, é uma pretensão da população da ilha e tem o apoio do movimento Mais Porto Santo. Uma alteração que segue o modelo dos Açores em que há círculos eleitorais de ilha.

O círculo da emigração madeirense é proposto por vários partidos, embora a participação dos eleitores que vivem fora do país, em eleições nacionais, seja residual.

A criação de um círculo de compensação, como acontece nos Açores, serve para aproveitar os votos, dos outros círculos, que não elegem deputados.