Mundo

Trump desvaloriza derrota política e diz que Obamacare vai “colapsar”

Foto Olivier Douliery/EPA
Foto Olivier Douliery/EPA

O Presidente norte-americano tentou hoje desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como ‘Obamacare’, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

“O Obamacare vai explodir e nós vamos reunir-nos todos e compor uma grande plano de saúde pública para ‘O POVO’. Não se preocupem!”, escreveu hoje Donald Trump no Twitter. A alternativa de Trump ao Obamacare - o American Health Care Act - não reuniu apoio suficiente dos republicanos (precisava de 216 votos republicanos, uma vez que os democratas disseram que iriam votar contra).

Alguns elementos da bancada republicana na Câmara dos Representantes do Congresso consideravam a proposta de Trump demasiado radical (e, tal como os democratas, achavam que muitos dos seus constituintes iriam ficar sem cobertura de saúde), enquanto outros, ultra-conservadores, achavam a lei demasiado branda.

Esta incapacidade dos republicanos de chegarem a um consenso pôs em evidência as dificuldades de Trump em negociar com os legisladores norte-americanos e pôs fim a uma das grandes promessas de campanha do novo presidente. Trump exerceu toda a sua influência na tentativa de aprovar a nova lei, chegando a fazer um ultimato aos republicanos que queriam votar “não”.

No final, o líder dos republicanos, Paul Ryan, foi à Casa Branca assumir que não dispunha de votos suficientes para que a nova lei passasse. Trump decidiu então retirar a lei e evitar assim uma votação negativa.

Trata-se da segunda grande derrota de Trump, depois de a justiça norte-americana - vários juízes, de várias instâncias - ter bloqueado a sua ordem presidencial para barrar a entrada de cidadãos de vários países maioritariamente muçulmanos. Em campanha, Trump tinha dito que iria fazer um bloqueio aos muçulmanos.