Madeira

Desfibrilhação Automática Externa chega à Segurança Social e a lares

Instalados 9 equipamentos e formados 54 colaboradores

None

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais anunciou hoje que alargou o Programa Regional de Desfibrilhação Automática Externa (PRDAE) ao Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) e a seis estabelecimentos integrados - Lares da Bela Vista, Santa Isabel, Vale Formoso, Ilhéu, Santa Teresinha e Bom Caminho.

De acordo com a informação divulgada, a medida pretende promover o “sentimento de segurança de funcionários e utentes”.

Ao todo, explica a Secretaria, “foram instalados nove Desfibrilhadores Automáticos Externos e 54 funcionários formados em Suporte Básico de Vida e capacitados para operar aquele equipamento”.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, sublinhou que “o alargar do PRDAE representa uma melhoria das condições de trabalho e de segurança naquelas organizações tuteladas pela SRIAS, em particular, dos utentes dos lares geridos pelo ISSM”.

A nota divulgada hoje revela que “o PRDAE visa promover a sobrevida de vítimas de paragem cardiorespiratória, quando esta ocorre em ambiente extra-hospitalar”.

A formação de 54 colaboradores e a aquisição e instalação de nove equipamentos representam um investimento aproximado de 20 mil euros.’