Madeira

José Carmo fica sozinho na corrida a reitor da Universidade da Madeira

Candidato turco não compareceu à audição pública realizada esta manhã pelo Conselho Geral

Foto UMa
Foto UMa

Decorreu nesta manhã de segunda-feira a audição pública do candidato ao cargo de Reitor da Universidade da Madeira (UMa), José Carmo, que se recandidata e, desta feita, sozinho, uma vez que o outro candidato, o turco Köksal Erentürk, não compareceu à audição realizada no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

Sem que uma justificação oficial tivesse sido avançada, a não comparência de Köksal Erentürk, depois de cumprir todos os requisitos do concurso internacional até chegar à audição pública, exclui-o automaticamente da corrida, uma vez que a eleição terá lugar às 14h30 do dia 6 de Março próximo.

Em declarações ao DIÁRIO, José Carmo escusou-se a comentar a ausência do ate agora concorrente ao lugar que ocupa desde Abril de 2013, centrando-se nos grandes objectivos da candidatura para mais um mandato.

“O programa assenta em duas ideias que já tenho defendido há bastante tempo, que é a cada vez maior internacionalização da Universidade e ser um actor fundamental no desenvolvimento social, económico e cultural da Região Autónoma da Madeira”, apontou.

O actual reitor da Uma acredita que para isso será preciso “alargar a oferta formativa” e assim aumentar o número de alunos, opção “fundamental, até por razões financeiras”, afiançou.

Esse alargamento do número de cursos e alunos deverá ser feita a vários níveis, seja na formação avançada (Mestrados e Doutoramentos), seja para dar resposta a um conjunto de estudantes que requer uma formação mais directa para o mercado de trabalho, através dos cursos superiores técnico-profissionais, havendo procura tanto por parte de empresas interessadas como de profissionais que o desejam, além de desenvolver esforços para ter mais alunos internacionais.

Melhorar o apoio à investigação e aos docentes, José Carmo quer aumentar os anos do curso de Medicina, embora a grande aposta seja o desenvolvimento das áreas ligadas ao Turismo, não só como centro de investigação, melhorando o Observatório do Turismo e oferecendo formação nessa área.

Saiba mais do programa de candidatura a Reitor de José Carmo neste link disponibilizado pelo Conselho Geral, que é presidida pelo ex-secretário regional da Educação, Francisco Fernandes.