Madeira

Apresentação de projecto de apoio a luso-descendentes é um dos temas que pode consultar na agenda desta terça-feira

Foto DR
Foto DR

Escola Gonçalves Zarco apresenta projecto de apoio aos luso-descendentes

A Escola Gonçalves Zarco, através do seu Pólo de Emprego, apresenta nesta terça-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 15 horas, na sala de sessões, um projecto de apoio aos luso-descendentes e venezuelanos em situação de desemprego, maiores de 18 anos, com dificuldades de comunicação em português oral e escrito.

Objectivos:

- Adquirir competências comunicacionais em português (oral e escrito);

- Educar para uma cidadania mais eficaz;

- Integrar e incluir culturalmente;

- Facilitar o acesso ao mercado de trabalho;

III Encontro de Voluntários

A Associação Casa do Voluntário, em parceria com as instituições de Solidariedade Social da Madeira, Garouta do Calhau, Cruz Vermelha – Delegação da Madeira, Núcleo Regional da Liga Contra o Cancro, Criamar e Casa do Povo do Curral das Freiras, está a organizar pelo terceiro ano consecutivo o Encontro de Voluntários. A abertura do evento será às 16 horas e conatará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira.

Papa Francisco é tema de conferência na UMa

A Universidade da Madeira, através da Faculdade de Artes e Humanidades (UMa-FAH), realiza uma conferência, seguida de um debate, subordinada ao tema ‘Francisco Papa: Líder Político-Moral Global’. A conferência terá lugar na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, a partir das 16h30, e será proferida pelo professor Anselmo Borges. A professora Teresa Nascimento, da

UMa-FAH, participará como moderadora do debate. Além de padre e professor da Universidade de Coimbra, o orador convidado é também autor/coordenador de diversas publicações, de entre as quais se salientam ‘Deus Ainda Tem Futuro?’, ‘Quem Foi / Quem é Jesus Cristo?’, ‘Religião e Diálogo Inter-Religioso’ e ‘Corpo e Transcendência’, e cronista semanal do Diário de Notícias de Lisboa. A conferência tem entrada livre e está aberta ao público em geral. A todos os participantes será atribuído certificado de presença.

Reunião da 1.ª Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude

Os deputados da 1.ª Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude terão uma reunião pelas 14h30, sendo um dos pontos da ordem de trabalhos a apreciação na Especialidade do Projecto de Decreto Legislativo Regional, da autoria do PSD, intitulado ‘Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 20/2010/M, de 20 de agosto, que adapta à Região Autónoma da Madeira a Lei n.º 8/2009, de 18 de Fevereiro, criando o regime jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude para os Municípios da Região Autónoma da Madeira’.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no CRPSF

O Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família - CRPSF, pertencente às Irmãs Hospitaleiras, comemora nos dias 5 e 6 de Dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Durante estes dois dias, serão realizadas diversas actividades lúdico recreativas, onde participarão escolas com números de dança, música e teatro. No programa constam as seguintes actividades:

5 de Dezembro - 14h15 às 16h15:

1. Grupo de Cordofones (Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva)

2. Banda Militar do Exército

3. Escola da Achada

4. Escola da Apresentação de Maria

5. Grupo de crianças de Capoeira (Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva)

6. Cantores Romeu Mota e Emma Dias

7. Grupo de Teatro do CRPSF

8. Cantora Vânia Fernandes

9. Final - aula de zumba no campo

Apresentação do projecto ‘Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia’

Tem lugar às 10 horas a apresentação do projecto ‘Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia’. O evento irá decorrer no Castanheiro Boutique Hotel, localizado na Rua do Castanheiro, no Funchal. O projecto ‘Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia’ é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação Territorial INTERREG V MAC (2014-2020) e tem parceiros a Reserva Mundial da Biosfera de La Palma, o Governo dos Açores (através da Direção Regional do Ambiente) e o Governo da Madeira (através do Instituto da Floresta e da Conservação do Ambiente, IP-RAM).

Workshop ‘Lean (Value-added) Healthcare: Exemplo de Aplicação em Contexto Cirúrgico’

A Secção Regional da RAM da Ordem dos Enfermeiros promove pelas 14h30, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça (Biblioteca) um Workshop ‘Lean (Value-added) Healthcare: Exemplo de Aplicação em Contexto Cirúrgico’, tendo como objectivo divulgar o conceito de ‘Lean Thinking’ aplicado à Saúde, através da partilha de experiências inspiradas em modelos inovadores de gestão, que acrescentem valor e visem ganhos de eficiência, nomeadamente através da optimização de processos. Este evento contará com a presença do secretário regional da Saúde e de dois prelectores: Emanuel Guerreiro, médico-cirurgião, assistente Hospitalar Graduado e director da Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) do Hospital Pedro Hispano em Matosinhos e de Goreti Timóteo, enfermeira especialista na UCA do SESARAM, vencedora do 1.º Prémio Comunicação no Congresso Insular de Enfermagem Açores – Madeira 2017.

Entrega de certificados na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente nesta terça-feira, pelas 19 horas, na cerimónia de entrega de Certificados e Diplomas a jovens e adultos que concluíram com sucesso acções de formação na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, que terá lugar neste estabelecimento de ensino. Estes certificados e diplomas, 190 no total, referem-se a dois cursos profissionais (19 diplomas), três cursos de Educação e Formação de Jovens – CEF (34 certificados) e 10 cursos de Educação e Formação de Adultos – EFA (137 diplomas).

Conferência Evocativa dos 700 anos da Marinha

O presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, vai assistir à Conferência Evocativa dos 700 anos da Marinha, que decorrerá nesta terça-feira, 5 de Dezembro, no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, pelas 18 horas.

Reunião da 2.ª Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo

Os deputados da 2.ª Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo terão uma reunião pelas 15 horas, com um ponto único na ordem de trabalhos: Audição Parlamentar ao secretário geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, com a finalidade de esclarecer questões relacionadas com o Projecto de ‘Orçamento da Assembleia Legislativa da Madeira para o ano económico de 2018’.

CMF apresenta seis viaturas eléctricas

Pelas 12 horas, na Praça do Município, decorrerá a apresentação das seis novas viaturas eléctricas do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, um investimento global de 200 mil euros. O presidente Paulo Cafôfo estará presente na ocasião.

Conferência dos Representantes dos Partidos

O presidente da Assembleia Legislativa, Tranquada Gomes, preside nesta terça-feira, 5 de Dezembro, pelas 12 horas, a uma reunião da Conferência dos Representantes dos Partidos, que tem por finalidade proceder ao agendamento de reuniões plenárias e outros assuntos relacionadas com a actividade parlamentar.

Reunião da Comissão Eventual – Reforma do Sistema Político

Os deputados da Comissão Eventual para a Reforma do Sistema Político terão uma reunião pelas 10 horas, no plenário, estando prevista na ordem de trabalhos, entre outros assuntos, a continuação dos trabalhos referentes à ‘Revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira (EPARAM)’.

PCP apresenta Propostas de Alteração ao Orçamento da Região para 2018

O Grupo Parlamentar do PCP, realiza nesta terça-feira uma acção de contacto com os trabalhadores das empresas de capitais públicos regionais com o objectivo de apresentar propostas que vão no sentido de valorizar o trabalho e os trabalhadores destas empresas. Pelas 12h30, junto às instalações da empresa Horários do Funchal, serão prestadas declarações aos Órgãos de Comunicação Social.

PSD realiza conferência de imprensa junto ao IIEM

O Grupo Parlamentar do PSD realiza nesta terça-feira, dia 5 de Dezembro, pelas 12h30, junto ao Instituto de Emprego da Madeira, uma conferência de imprensa.

Encerramento do Seminário ‘Urdir Encontros, Repensar Vontades’

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, preside, pelas 12 horas, no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), ao encerramento do Seminário ‘Urdir Encontros, Repensar Vontades’, onde será assinado um protocolo de cooperação entre o ISSM e a Associação de Santo Graal, com vista à criação da Agência de Banco de Tempo.