Madeira

Escolas da Região possuem 400 técnicos e 3.600 alunos com necessidades especiais

None

Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, disse que existem cerca de 400 técnicos a acompanhar 3.600 alunos com necessidades especiais nas escolas da Região.

O governante, que falava na abertura da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, que se realizou esta manhã, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, afirmou que o objectivo desta iniciativa “é sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a deficiência e as necessidades especiais”. “E, por outro lado, divulgar também aquilo que são os trabalhos executados nas nossas escolas por estes alunos e respectivos técnicos”, reforçou.

Já Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, disse que é necessário haver uma mobilização, de forma a integrar as pessoas com necessidades especiais na sociedade, sendo que este trabalho deve ser feito de uma forma “equitativa”.

“Temos que olhar para estas pessoas como pessoas válidas e aptas, com capacidade de participação social e isso deve ser feito de uma forma natural e não forçada, sendo que uma das melhores formas de o fazer é através do ensino”, afirmou, acrescentando que “não há nenhuns estigmas” devido ao trabalho que tem sido feito ao nível da sensibilização.

O governante anunciou que o Governo Regional vai continuar a “suportar financeiramente esta política” que tem dado resultados tão importantes, sendo este “o dinheiro mais bem gasto” a nível regional.