Mundo

Oposição venezuelana aceita diálogo depois do sim do Governo a acompanhamento internacional

Foto Reuters
Foto Reuters

A oposição venezuelana confirmou hoje que participará na reunião de diálogo com o Governo, prevista para 1 e 2 de dezembro na República Dominica e precisou que foi um passo importante o Presidente Nicolás Maduro ter aceitado acompanhamento internacional.

“Consideramos (que é) um passo importante a favor do resgate da democracia, que o Governo de Nicolás Maudro finalmente tenha aceitado participar num processo de negociação formal com a participação e a garantia da comunidade internacional, especificamente com os ‘cancilleres’ (ministros de Negócios Estrangeiros) do México, Chile e Paraguai”, refere os opositores num comunicado divulgado em Caracas.

No documento, a aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) afirma que “após ter conhecimento que aqueles países estão na disposição de assistir ao processo de negociação internacional convocado para 1 e 2 de dezembro” comunica ao país que está na “disposição de participar no mesmo” para “conseguir construir condições para a mudança” no país.

Confirma que dois representantes da oposição - Vicente Díaz e Gustavo Velásquez -, estiveram hoje na República Dominicana para participar num encontro “preparatório” da metodologia para a retoma do diálogo.

“Reforçaremos o nosso esforço atual de consulta, incluindo aos que manifestaram estar em desacordo com este processo, para conseguir que a delegação possa representar e defender da melhor maneira as aspirações e interesses da maioria do nosso povo e setores democráticos”, sublinha.

O documento conclui afirmando que “a aspiração e objetivo fundamental” do processo de diálogo é conseguir “umas eleições presidenciais livres e transparentes, com observação internacional qualificada, com um Conselho Nacional Eleitoral imparcial e sem inabilitados (impedidos de candidatar-se)”.

“O fim da perseguição, a libertação dos presos político e o regresso dos exilados, a necessidade de abrir um canal para prestar ajuda humanitária e a re-institucionalização dos poderes públicos” são outros dos objetivos da MUD.

A Presidência da República Dominicana tinha anunciado hoje no inicio do dia que o Governo do Presidente Nicolás Maduro vai retomar, a 1 e 2 de dezembro, as reuniões de diálogo com a MUD.

Na reunião, segundo o comunicado vão estar também presentes “os acompanhantes do processo” representados pelos seus ministros de Negócios Estrangeiros, o ex-presidente do Governo de Espanha, José Luís Rodríguez Zapatero e o ministro de Relações Exteriores da República Dominicana, Miguel Vargas.

A oposição venezuelana, suspendeu, quarta-feira, uma reunião de diálogo com o Governo do Presidente Nicolás Maduro, na República Dominicana, por falta de acordo sobre a presença de ministros dos Negócios Estrangeiros de vários países.

“A razão é muito clara. Este é um processo de negociação internacional e começará quando estiverem [reunidos] todos os fatores internacionais”, disse na terça-feira o deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, Luís Florido.