Madeira

SESARAM demora a reembolsar despesas de utentes

None

Algumas famílias estão indignadas com os atrasos no pagamento das despesas com transportes e alimentação dos doentes que são encaminhados para fora da Região, sobretudo crianças. A notícia que faz manchete na edição deste sábado do DIÁRIO revela que os desabafos foram feitos nas redes sociais por vários pais, mas o Serviço de Saúde da Região justifica os atrasos com o facto de haver facturas que não estão devidamente justificadas. O SESARAM revela ainda ao DIÁRIO que este ano já foram encaminhados mais de mil doentes para cuidados de saúde fora da Região, uma situação que já custou cerca de um milhão de euros.

Na edição deste sábado saiba que ontem foi inaugurado o novo terminal de cruzeiros de Lisboa, uma infra-estrutura construída por um consórcio presidido pelo empresário madeirense Luís Miguel Sousa, que inclui a obra nas “grandes referências mundiais do sector”. Porém, o Governo Regional faltou à cerimónia, onde estiveram presentes entidades nacionais, como o Primeiro-Ministro.

Hoje fique também a saber quais os sete concelhos da Região em que o poder de compra piorou nos últimos anos. E se por um lado, um recente estudo nacional revela que, na Região, o tempo de pagamento da prestação da casa vai dos 19 aos 44 anos, por outro uma boa notícia: os investidores estrangeiros e a banca têm vindo a ressuscitar o mercado imobiliário. Esta é a conclusão dos representantes do sector, num trabalho que fecha abordagem aos pilares da economia regional, no âmbito das ‘500 maiores’.

Num sábado onde não faltam as sugestões culturais em ‘A Fazer’, leia a entrevista com Francisco Clode de Sousa, director de serviços de Museus e Património Cultural da Direcção Regional da Cultura e comissário da mostra ‘As Ilhas do Ouro Branco’ que é inaugurada no Museu Nacional de Arte Antiga na próxima semana, que afirma que o património artístico da Região é de “excepcional qualidade”.

Tudo isto para ler, e muito mais, hoje com o seu DIÁRIO de Notícias.