Mundo

Rússia apela à moderação após ataques a infraestruturas iranianas na Síria

Foto REUTERS/Omar Sanadiki
Foto REUTERS/Omar Sanadiki

O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Mikhail Bogdanov, mostrou-se hoje preocupado e apelou à “moderação” na sequência dos ataques israelitas contra infraestruturas iranianas na Síria.

“Nós estabelecemos contactos com cada uma das partes e a todos apelámos à moderação”, disse o diplomata a agências de notícias russas, que disse estar” muito preocupado” com a situação.

As forças iranianas na Síria dispararam na noite de quarta-feira duas dezenas de projéteis contra as forças israelitas na parte dos montes Golã ocupada por Israel, declarou o exército israelita.

Os projéteis, alguns dos quais foram intercetados pelo sistema de defesa antimíssil israelita, não causaram vítimas e o exército israelita retaliou, indicou aos jornalistas o porta-voz do exército israelita.

As Forças Armadas de Israel bombardearam “quase todas” as infraestruturas iranianas na Síria em resposta aos ataques sírios contra posições nos Montes Golan, disse hoje o ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman.

“Espero que este episódio esteja fechado e que eles tenham compreendido”, acrescentou o ministro da Defesa de Israel.

O governo de Damasco conta com o apoio do Irão na luta contra os grupos armados da oposição e as organizações extremistas islâmicas.