Mundo

Quatro suspeitos do Estado Islâmico detidos numa operação na Turquia

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Quatro pessoas suspeitas de estarem a preparar um atentado de grandes dimensões em nome do grupo extremista Estado Islâmico (EI) foram detidas em Gaziantep, na região sudeste da Turquia, noticiaram hoje os ‘media’ locais.

A polícia turca também apreendeu 150 quilos de explosivos, duas armas Kalachnikov e muitas munições, precisou a agência noticiosa privada Dogan, citando um comunicado do governo regional de Gaziantep.

Segundo a agência, os suspeitos reconheceram ter recebido ordens dos líderes do grupo radical sunita destacados no norte da Síria para realizar um atentado “grandioso” na Turquia.

Os explosivos e todos os outros equipamentos estavam enterrados e foram encontrados por cães farejadores após o interrogatório dos suspeitos, acrescentou a agência Dogan.

Esta operação acontece pouco mais de um mês depois de um ataque que fez 39 mortos numa discoteca em Istambul, durante os festejos de Ano Novo.

Os ‘jihadistas’ do EI reivindicaram o ataque, o primeiro na Turquia com esta dimensão.

O presumível autor deste ataque, Abdulgadir Masharipov, oriundo do Uzbequistão, foi detido a 16 de janeiro depois de uma intensa caça ao homem.

Na semana passada, as autoridades turcas também detiveram, em 29 províncias, mais de 750 pessoas suspeitas de terem ligações com o EI, no âmbito de uma operação sem precedentes contra as células do grupo ‘jihadista’ na Turquia.

A Turquia tem sido alvo de críticas por parte dos aliados ocidentais, que consideram que Ancara não tem feito o suficiente para travar a influência do EI.

Críticas que as autoridades de Ancara rejeitam, afirmando que colocaram o EI na lista turca de organizações terroristas em 2013.

A par disso, a Turquia envolveu-se em agosto último numa operação militar no norte da Síria, com o objetivo de lutar contra os ‘jihadistas’ e as milícias curdas que Ancara considera como terroristas.