Mundo

Mike Pence avisa Pyongyang para não testar determinação de Donald Trump

Vice-presidente norte-americano avisa ainda a Coreia do Norte que “era da paciência estratégica acabou”

Foto EPA/YONHAP
Foto EPA/YONHAP

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, recomendou hoje a Pyongyang para não testar a “determinação” de Donald Trump em relação aos programas balísticos e nucleares norte-coreanos.

“É melhor para a Coreia do Norte não testar a determinação e o poder das Forças Armadas dos Estados Unidos nesta região”, disse Pence durante uma conferência em Seul.

Mike Pence acrescentou que os Estados Unidos estão “inquietos” em relação às medidas económicas adotadas pela República Popular da China sobre a instalação do sistema antimíssil norte-americano na Coreia do Sul.

O ‘vice’ de Trump declarou ainda que a “era da paciência estratégica acabou” em relação à Coreia do Norte, perante a indisponibilidade do regime para eliminar armas nucleares e mísseis balísticos.

Aos jornalistas que acompanharam a visita à fronteira entre as duas Coreias, Mike Pence disse que o Presidente norte-americano, Donald Trumpm tem esperança que a China use a sua “influência extraordinária” para pressionar a Coreia do Norte a abandonar as armas.

O vice-presidente norte-americano, que apelidou o mais recente teste de míssil falhado do Norte “uma provocação”, disse que os Estados Unidos e aliados vão atingir os seus objetivos através de “meios pacíficos ou, em última instância, quaisquer meios necessários” para proteger a Coreia do Sul e estabilizar a região.

Pence visitou uma base militar perto da Zona Desmilitarizada (DMZ), na fronteira coreana, Bonifas, onde se encontrou com militares e com as tropas norte-americanas ali estacionadas. Cerca de 28.500 militares norte-americanos estão atualmente estacionados na Coreia do Sul.

A visita surge numa altura de particular tensão na península coreana. Na manhã de domingo, Pyongyang realizou um teste de um míssil de médio alcance, que explodiu entre quatro a cinco segundos depois de ser lançado, de acordo com um responsável da Casa Branca.

No sábado, antes do desfile militar organizado para comemorar o 105.º aniversário do nascimento do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung, o “número dois” do regime norte-corano, Choe Ryong-hae, prometeu que a Coreia do Norte estava preparada para dar “uma resposta nuclear a qualquer ataque nuclear”.

Pyongyang lança regularmente mísseis de curto alcance, mas está a desenvolver mísseis de médio e longo alcance para tentar atingir as tropas norte-americanas na Ásia e, eventualmente, território norte-americano.

A Coreia do Norte realizou cinco testes nucleares, incluindo dois no ano passado. Imagens recolhidas por satélite sugerem que o país poderá estar pronto a efetuar um novo teste nuclar subterrâneo a qualquer momento.

“A era da paciência estratégica acabou. Queremos ver a Coreia do Norte a abandonar o imprudente caminho de desenvolvimento de armas nucleares, e também o uso contínuo e teste de mísseis balísticos, que é inaceitável”, afirmou.

Pence vai reunir-se ainda hoje com o presidente em exercício da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, para debater o programa nuclear de Pyongyang e o controverso sistema de defesa antimísseis norte-americano, denominado THAAD.