Mundo

Homem detido em Las Palmas por incitar à violência ‘jihadista’ nas redes sociais

FOTO Shutterstock
FOTO Shutterstock

Um homem de 31 anos de nacionalidade espanhola, mas nascido na Jordânia, foi detido pela Guarda Civil em Las Palmas por incitar à violência ‘jihadista’ nas redes sociais, anunciou o Ministério do Interior espanhol.

O detido, actualmente residente na Alemanha, está envolvido em actividades de radicalismo e disseminação de propaganda do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico).

No seu processo de radicalização, o homem deixou de apenas seguir e disseminar conteúdos de grupos ‘jihadistas’ para passar a trabalhar activamente para o proselitismo, publicando discursos radicais.

A sua prisão foi realizada por agentes do Serviço de Informações da Guarda Civil, sob a direcção do Tribunal Central de Instrução n.º 1 e do Ministério Público do Tribunal Nacional.

O homem demonstrou intensa actividade nas redes sociais de difusão da ideologia terrorista, especialmente a promulgada pelo Hamas e Jubhat Fateh al Sham (este último anteriormente conhecido como Frente al Nusra), incitando outros utilizadores da rede a enveredar pela “’jihad’ violenta”, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

Os investigadores detectaram a actividade de propaganda deste homem em Agosto de 2016, através de um perfil que usara no Facebook, no qual a propaganda ‘jihadista’ foi publicada através da disseminação de material vídeo para apoiar organizações terroristas, numa primeira fase, e, depois, com incitamento claro à violência.

Em Março de 2017, o homem deixou a Espanha com a sua mulher e filhos e instalou-se na Alemanha, mas, graças à colaboração internacional, a investigação continuou e, uma vez que a sua presença em Espanha foi novamente detectada, foi preso.

Os investigadores registaram o endereço do homem, onde recolheram evidências da sua intensa actividade para esclarecer completamente os factos e os possíveis contactos dentro e fora de Espanha.

O Ministério do Interior lembra que a actividade de apoio e exaltação, desenvolvida através da internet e das redes sociais, por pessoas ligadas aos diferentes grupos terroristas constitui um dos seus principais pontos fortes tanto para a disseminação de sua ideologia radical quanto para a captura de novos adeptos para divulgar as suas acções.

Desde a subida para o nível 4 do alerta antiterrorista em Espanha, em 26 de Junho de 2015, as forças de segurança do Estado reforçaram todas as investigações relacionadas a este tipo de propaganda, recrutamento e estruturas de financiamento.

Este reforço aconteceu sobretudo ao nível do ciberespaço, com especial enfoque nas ligações entre residentes em Espanha e outras pessoas enquadradas em grupos terroristas no exterior.