Mundo

Colômbia pede “sabedoria” à Venezuela

None

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, exortou hoje a Venezuela a agir com sabedoria face à “militarização” do país antes das manifestações agendadas tanto por defensores como por opositores do presidente Nicolas Maduro.

“Vemos com grande preocupação a militarização da sociedade venezuelana. Faço um apelo à sabedoria”, escreveu o líder colombiano na sua página da rede social ‘Twitter’.

Onze países da América Latina pediram a Caracas a “garantia” do direito à manifestação, pacificamente, e expressaram a sua “profunda tristeza” após a morte de cinco pessoas durante os protestos recentes. Uma posição descrita pelo governo venezuelano de “grosseira interferência”.

Na segunda-feira, o Presidente Nicolas Maduro recebeu o apoio “incondicional” do exército e anunciou o envio de tropas para as ruas em todo a Venezuela, face a novos protestos agendados para quarta-feira, a data do aniversário da revolução de 1810 que levou à independência da Venezuela.

A oposição, que exige eleições antecipadas, acusa o exército de ser o único suporte que mantém Nicolas Maduro no poder.

Desde o início de abril, uma onda de manifestações foi marcada por violentos confrontos com a polícia que fizeram pelo menos cinco mortos e centenas de feridos.