Madeira

“Visita significa reforço da cooperação e defesa dos interesses da Madeira e Açores”, diz Miguel Albuquerque

Foto Miguel Moniz Ver Galeria
Foto Miguel Moniz

“Esta visita significa o reforço dos laços de amizade, cooperação e defesa dos interesses das duas regiões autónomas - Madeira e Açores - quer no quadro nacional, quer no quadro europeu”. As palavras são do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, momentos após chegada ao Aeroporto Cristiano Ronaldo da comitiva açoriana liderada pelo chefe do executivo dos Açores, Vasco Cordeiro.

Recorde-se que Vasco Cordeiro e a comitiva do Governo Regional dos Açores (composta por 11 pessoas) estão na RAM para participarem na Cimeira Atlântica Madeira-Açores que se prolonga até quinta-feira.

À chegada, Vasco Cordeiro disse que esta visita se segue à de Miguel Albuquerque realizada há 2 anos aos Açores: “Permite dar um impulso renovado àquela que é a cooperação e colaboração entre as 2 regiões autónomas”. Diz querer “descortinar novas áreas de cooperação no qual estamos profundamente empenhados e comprometidos”, adiantou.

“Não há assuntos tabus nesta visita”, concluiu Vasco Cordeiro.

Quem também esteve no Aeroporto da Madeira para receber a comitiva açoriana foi a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.

Além da reunião de trabalho desta tarde (15 horas), entre os dois governos, o programa inclui muitas visitas.

Para o final da tarde de hoje, depois da apresentação de cumprimentos na Assembleia Legislativa, está prevista uma visita ao Campus da Penteada da Universidade da Madeira e ao MITI - Madeira Interactive Technologies Institute.

À noite, na Quinta Vigia, Miguel Albuquerque oferece um jantar aos membros da comitiva açoriana.

Para amanhã, o programa prevê, de manhã, subida de teleférico até ao Monte e visita ao Jardim Botânico. À tarde, realiza-se uma visita à empresa ‘Eutelsat, Madeira’, na Zona Franca, no Caniçal.

A quinta-feira é o dia mais preenchido, com visitas à Empresa de Cervejas da Madeira (Câmara de Lobos), ACIN (Ribeira Brava), ao Mudas - Museu de Arte Contemporâneas (Calheta) e Centro de Maricultura (Calheta). Ao final da tarde terá lugar uma reunião com empresários e associações no Nini Design Center, no Funchal.

Os dois governos assinam protocolos, na Quinta Vigia, numa cerimónia marcada para as 18h30.