Madeira

Veleiros educativos lançados ao largo do Funchal

None

Três mini-veleiros trabalhados por alunos portugueses, espanhóis, escoceses e americanos serão lançados no Oceano Atlântico, no próximo dia 13 de Novembro, às 10 horas, ao largo do Funchal.

Trata-se da mensagem na garrafa, versão século XXI. Neste caso, as mensagens irão a bordo de pequenos barcos, com metro e meio de comprimento, que serão lançados no oceano completamente à sorte dos ventos e das correntes. Cada veleiro dispõe de um equipamento GPS e um transmissor por satélite ligado a um sistema da agência americana NOAA. Os alunos poderão assim acompanhar diariamente o percurso do seu barquinho no site www.nefsc.noaa.gov/drifter/drift_madeira_2017_1.html.

O lançamento destes mini-veleiros integra-se no projecto ‘Leva Portugal ao Mundo’, coordenado pela Direcção-Geral de Política do Mar em parceria com o Instituto Superior Técnico (centro de investigação ISR-Lisboa). O triplo lançamento será feito na Madeira, com o apoio da Estação de Biologia Marinha do Funchal (polo do Observatório Oceânico da Madeira), da Marinha e do Clube Naval do Funchal. A iniciativa poderá ser acompanhada a partir de um livestream disponível em www.dgpm.mm.gov.pt/leva-portugal-ao-mundo.