Madeira

Universidade da Madeira e Igreja Evangélica Alemã na Madeira assinalam os 500 anos da Reforma Luterana

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Em 2017, comemora-se os 500 anos da Reforma Protestante. Para assinalar a data, a Universidade da Madeira (UMa), através do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, da Faculdade de Artes e Humanidades, em colaboração com a Igreja Evangélica Alemã na Madeira, vai organizar, no dia 14 de Março de 2017, o Simpósio ‘A Liberdade do Cristão’ e inaugurar a exposição ‘#HereIstand’.

A exposição vai ser inaugurada, pelas 14h30, na Sala dos Arcos, pela pastora da Igreja Evangélica Alemã na Madeira, Ilse Everlien Berardo, e pela professora doutora Martina Emonts, docente da unidade curricular de Culturas de Expressão Alemã, do 3º ano do 1º ciclo de Línguas e Relações Empresariais da UMa. Estarão presentes os estudantes da referida unidade curricular, que foram responsáveis pela tradução dos textos da exposição para a língua portuguesa.

A sessão de abertura do Simpósio está agendada para as 15 horas, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, e será presidida pelo reitor da UMa, José Carmo.

O prof. doutor Nelson Veríssimo, da Faculdade de Ciências Sociais da UMa, dá início aos trabalhos com o tema ‘A Reforma e a Génese da Educação Pública’. Seguem-se as intervenções de Ilse Everlien Berardo, pastora da Igreja Evangélica Alemã na Madeira, e do prof. doutor Viriato Soromenho-Marques, da Universidade de Lisboa, respetivamente, com os temas ‘A Singularidade da Reforma Protestante’ e ‘Lutero, a Grandeza Tensional de um Fundador da Modernidade’.

A derradeira intervenção vai estar a cargo de D. José Ornelas Carvalho, bispo de Setúbal, com o tema ‘As Perspectivas Ecuménicas para ultrapassar o Confessionalismo’.

Após as intervenções, terá lugar um debate entre os oradores e o público sobre ‘A Dialética da Reforma Religiosa’. O simpósio encerra, às 18h30, com um momento musical e um Madeira de Honra.