Madeira

Secretaria da Educação propõe extinguir Escola do Curral das Freiras

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A extinção da Escola Básica do 1º, 2º e 3º ciclos com pré-escolar do Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, é uma possibilidade. A proposta de fusão, segundo apurou o DIÁRIO, parte da Secretaria da Educação, através de uma adenda enviada aos sindicatos de professores. Assim, os 253 alunos deverão ser integrados na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santo António, no concelho do Funchal.

O Sindicato de Professores da Madeira convocou uma conferência de imprensa para esta tarde, na sua sede, para abordar assuntos relacionados com as fusões e extinção de escolas. O DIÁRIO sabe que este é um dos casos ‘em cima da mesa’. Na convocatória para a conferência de imprensa, o sindicato avança que pretende falar sobre “decisão tomada pela SRE que põe em causa direitos das populações”.

Durante a manhã de hoje, esta possibilidade era já do conhecimento do reeleito director da escola, que ao DIÁRIO se mostrou surpreendido com esta possibilidade. “Não temos conhecimento oficial sobre o assunto, apenas informações que nos foram chegando em relação ao assunto”, avançou Joaquim Sousa. O docente tornou a vencer, ontem, as eleições para a direcção da escola.

“Estávamos a preparar o início do ano lectivo com toda a normalidade”, confirma Joaquim Sousa.

Por seu lado, Marco Melo, presidente do Conselho da Comunidade Educativa da EB123/PE do Curral das Freiras, também afirma “não ter conhecimento oficial sobre o assunto”. No entanto, caso se venha a confirmar, será reunida a comunidade educativa para deliberar o caso.

No entanto, uma vez que não existia confirmação oficial sobre o assunto, ambos preferiram não tecer mais comentários.