Madeira

Saúde da Madeira aguarda procedimento nacional para comprar vacina Boostrix para grávidas

Secretaria da Saúde volta a garantir que Madeira tem taxa de cobertura vacinal acima dos 98%

None

Na sequência das notícias publicadas esta quinta-feira pelo DIÁRIO em manchete, a Secretaria Regional da Saúde (SRS) acaba de emitir um comunicado que aborda, por um lado, a questão do sarampo, e por outro, a falta da vacina Boostrix que está a desesperar grávidas madeirenses. De salientar que esta vacina é contra a difteria, tétano e tosse convulsa.

“Relativamente à vacina da grávida contra a tosse convulsa que, desde 2016, foi introduzida no esquema vacinal recomendado pela DGS, a Região aguarda pela conclusão de um procedimento nacional para aquisição, o qual deverá ficar concluído até final de Abril”, diz a SRS, que acrescenta que existem cerca de 300 vacinas disponíveis nas farmácias comunitárias da Região, embora ontem esta informação não tivesse sido disponibilizada ao DIÁRIO.

De resto, a SRS reafirma que a Madeira tem uma taxa de cobertura vacinal acima dos 98% nas 13 vacinas recomendadas pelo plano nacional de vacinação, o que garante a imunidade da população em todas as doenças alvo do esquema vacinal recomendado.

“Esta elevada cobertura vacinal permite imunizar quem é vacinado, mas também evitar a propagação de doenças, uma vez que a imunidade de grupo impede a circulação de agentes patogénicos”, diz a SRS.

Lembra que o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASaúde) é a entidade de saúde regional que coordena o programa de vacinação a nível regional, acompanhando o esquema de vacinação recomendado pela Direcção Geral de Saúde, assessorado pela Comissão Técnica Regional de Vacinação.

E recorda que o esquema de vacinação recomendado tem como objectivo obter a melhor protecção, na idade mais adequada e o mais precocemente possível.

Considerando a situação epidémica de sarampo que ocorre em território de Portugal continental desde Janeiro do corrente ano, o IASaúde tem vindo a emitir vários comunicados informativos aos serviços de saúde e às escolas.

Sobre o sarampo