Madeira

Rum da Madeira procura a internacionalização

None

A Mesa de Produtores de Rum, Mel e Licores Tradicionais da ACIF tomou posse esta tarde, com vários objectivos em projecção para mais um mandato. Um deles é a internacionalização, embora com vários desafios, conforme deu conta o presidente Humberto Jardim, a representar a ‘Henriques & Henriques’.

Empossados pela presidente da direcção da ACIF, Cristina Pedra Costa, os representantes das cinco empresas têm agora o objectivo de procurar dar resposta ao crescimento da Mesa (agora inclui o Mel), passando pela produção (que tem aumentado) à transformação da matéria-prima (cana-de-açúcar), o aumento da comercialização e a promoção das marcas nos mercados externos, onde procurarão aproveitar os fundos europeus disponíveis para o efeito, disse Humberto Jardim.

“Vamos procurar encontrar a resposta entre a produção, no fundo procurar canalizar aquilo que é produção de cana-de-açúcar e transformada em aguardente ou mel, naturalmente os licores. Vamos procurar fazer o mais possível pelo aumento da comercialização. E, em particular, promover a internacionalização do Rum da Madeira, aspecto extremamente importante para o desenvolvimento e para justificar o crescimento da produção de cana-de-açúcar nos últimos quatro anos”, definiu o empresário.

Para Humberto Jardim, a internacionalização “passa pelo aproveitamento dos fundos disponíveis para esse efeito, em particular aqueles que foram postos mais recentemente à nossa disposição e que vamos tentar encontrar um projecto que defenda a identidade do produto”, acrescentou, salientando que a diferenciação no mercado passa por diminuir os custos de produção, melhorar a formação de quadros que implicará necessariamente a melhoria da qualidade do produto. Só assim, o Rum da Madeira poderá ascender à diferenciação nos mercados lá fora.

O facto de ser um sector “muito ligado à história da Madeira”, lembrou a presidente da ACIF, pode ser uma mais-valia neste árduo caminho da internacionalização, uma vez que “tem sabido manter-se, tem subsistido e tem, inclusive, arranjado formas de se implementar e de renovar no mercado”.

A Mesa de Produtores de Rum, Mel e Licores Tradicionais é composta, além do já referido presidente, pelas empresas Engenho Novo da Madeira (representada por Celso Olim), J.Faria & Filhos (Luís Faria), estes já na anterior direcção, e a Sociedade Engenhos da Calheta (Emanuel Brás) e a V.Melim, Lda. - Fábrica Mel-de-Cana do Ribeiro Sêco (João Carlos Melim), como novos elementos.