Madeira

Rubina Leal amanhã na apresentação do projecto ‘Afectos’ em São Roque

Foto Arquivo
Foto Arquivo

O envelhecimento activo é uma realidade de conhecimento geral. Esta situação coloca a necessidade da criação de mecanismos de resposta aos problemas que afectam esta faixa etária, criando, assim, um conjunto de apoios fundamentais a esta população. Desta forma, a criação de núcleos de voluntariado de proximidade com competências dirigidas às gerações mais idosas é uma mais-valia para uma melhor qualidade de vida dos idosos.

“Conscientes desta realidade, pretendemos promover, implementar e desenvolver este tipo de voluntariado no concelho do Funchal, criando núcleos de Voluntariado de proximidade pelas freguesias que vá de encontro à população sénior, combatendo a solidão e isolamento, proporcionado maior segurança, bem-estar e companhia”, explica a Casa do Voluntário em nota enviada à imprensa.

“O Programa Voluntariado de Proximidade, como já foi referido, tem como principal finalidade combater a solidão e o isolamento social, baseando-se em relações de proximidade, vizinhança e amizade, no sentido de prestar apoio pessoal e social, a pessoas idosas ou isoladas e/ ou dependentes, em contexto domiciliário,” e neste sentido “a Junta de freguesia de São Roque em parceria com a Casa do Voluntário vão implementar este programa na freguesia, designado por ‘Afectos’”.

Este programa de apoio aos idosos será apresentado, amanhã, dia 14, pelas 12 horas, no Clube Desportivo São Roque e contará com a presença da secretária da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal.