Madeira

PSD-Madeira acusa CMF de falta de transparência

Foto PSD
Foto PSD

“Esta Câmara passa a ser conhecida como a câmara dos segredos”, afirmou João Paulo Marques à margem de uma conferência de imprensa realizada hoje junto ao edifício da Câmara Municipal do Funchal.

Em causa estão os últimos dados avançados pelo relatório anual de transparência municipal composto por 76 indicadores (ITM), medido através da informação disponibilizada pelas autarquias aos seus munícipes.

“No ano de 2013, antes de esta nova Câmara entrar em funções, o Funchal assumia-se como um dos municípios mais transparentes de Portugal, ocupando um dos melhores lugares no ranking de transparência. No ano de 2016, o Funchal passou a ocupar a posição 191, ou seja, com uma quebra preocupante de 125 lugares”, informa o dirigente da comissão concelhia do Funchal.

A capital madeirense passa a ser um dos municípios menos transparentes do país segundo este ranking e os autarcas social-democratas continuam sem saber o número de idosos apoiados pelo município para a aquisição de medicamentos, quem pagou a sondagem eleitoral sobre a popularidade do presidente da Câmara do Funchal e quantas pessoas foram nomeadas pela câmara para a empresa municipal Frente Mar Funchal.

“Não deixa de ser caricato que a Câmara que, na história do Funchal, mais dinheiro gastou em acções de publicidade e de marketing, seja também a mesma que é responsável por termos uma Câmara menos transparente, com uma gestão menos rigorosa e com muito menos critério na utilização de dinheiros públicos”, disse, salientando que “é razão para perguntar o que esconde a Câmara do Funchal”.

O dirigente social-democrata salientou que as maiores vítimas desta “câmara dos segredos” são a cidade do Funchal e os funchalenses.