Madeira

PSD denuncia “saque” preparado pelo governo socialista contra o registo de navios

Foto Jorge Freitas Sousa
Foto Jorge Freitas Sousa

Francisco Nunes fez a intervenção de abertura no debate sobre o registo de navios que decorrer no parlamento regional, para denunciar o que considera ser um “assalto” ao MAR, promovido pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Um ataque em que o deputado social-democrata admite possa estar envolvido “o líder regional do PS”, Carlos Pereira.

Francisco Nunes recordou a legislação que está a ser preparada para o registo convencional de Portugal, com medidas que têm como objectivo retirar registos de navios ao MAR. “Uma machadada na autonomia” que atinge o Centro Internacional de Negócios.

O deputado do PSD recorda que o registo da Madeira, um dos mais credíveis ao nível internacional, tem centenas de navios inscritos, enquanto o registo nacional “não atinge uma dezena”.

A ministra do Mar, acusa, terá pensado em “aproveitar aquele registozinho nas ilhas adjacentes, copiar e melhorar e fazer que os navios de lá passem para cá”.

A legislação em preparação exclui o MAR, o que Francisco Nunes considera um atentado contra a Região. Um ataque de um governo, com intenções partidárias e que se comporta de forma “monopolista e centralista”.