Madeira

PSD apela à dádiva de sangue junto dos jovens

Foto Arquivo/Joana Sousa-ASPRESS
Foto Arquivo/Joana Sousa-ASPRESS

O grupo parlamentar do PSD reuniu-se hoje com o director do Banco de Sangue do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Bruno Freitas e como o presidente da Associação de Dadores de Sangue da Madeira, aproveitando as comemorações do dia do Dador de Sangue.

Vânia Jesus referiu que “o contributo dos dadores de sangue tem sido reconhecido pelos sucessivos governos regionais”. A deputada relembrou o quadro legal existente, que concede benefícios e regalias aos dadores de sangue. “No final de 2015, o grupo parlamentar do PSD, apresentou e foi aprovado por todos os partidos, o regime jurídico do dador de sangue, que prevendo o quadro destes incentivos e regalias, trouxe também algumas inovações”, afirmou.

O PSD diz ter percebido que a criação da Associação de Dadores de Sangue foi importante, pois representa uma forma de criar grupos de rede, que permite a realização de acções de sensibilização. A associação, por seu lado, diz estar disponível para realizar acções por toda a Região.

Aliás, um dos seus principais objectivos é a promoção da continuidade da dádiva, uma vez que se quer que o dador dê sangue mais do que uma vez. Além disso, o foco tem sido o apelo à dádiva junto da juventude, por forma a rejuvenescer o banco de dadores.

Por outro lado, o registo de dador da RAM no cartão de saúde ainda não é uma realidade, mas é apresentado como algo que se encontra em processo de negociação. Também o seguro do dador de sangue está a ser analisado pelo serviço regional, afirmou Vânia Jesus.

A porta-voz salientou que há cerca de 3 mil dadores por ano, representando uma auto-suficiência em termos de banco de sangue.