Madeira

Programa de saúde oral ‘Madeira a sorrir’ abrange novos concelhos

None

Pedro Ramos, secretário regional da saúde, visitou a Escola D. Maria Eugénia de Canavial, no Funchal, a fim de esclarecer os alunos e professores sobre as múltiplas vantagens do programa de saúde oral ‘Madeira a sorrir’, implementado pelo Governo há vários anos e que tem vindo a crescer, abrangendo não só os mais novos, mas também os mais velhos.

O responsável pela saúde na Região acabou por anunciar neste encontro a descentralização e o alargamento do programa a concelhos como São Vicente, Machico e Câmara de Lobos, sendo que neste último serão instalados novos equipamentos na prestação de cuidados na saúde oral, com a inauguração do novo Centro de Saúde na Arca de Cristal, edifício que está localizado na Nova Cidade (Câmara de Lobos), junto à escarpa que recentemente deslizou e desalojou 9 famílias.

“É um programa que tem sido elogiado pela Ordem dos Médicos Dentistas e naturalmente que a Região está muito satisfeita”, salientou o secretário para a saúde na Madeira, que frisou a envolvência de “100 escolas e um total de quase 6000 alunos”, números que ainda assim não são suficientes.

“O Governo não está totalmente satisfeito, por isso temos uma outra fase neste programa de saúde oral que vai envolver as idades mais avançadas”, pois o governo está “não só a prevenir doenças que são mais frequentes nos escalões mais jovens”, como também “a prevenir e a tratar melhor as doenças neoplásicas, que podem aparecer nas idades mais avançadas”, fruto do programa para a intervenção precoce do cancro da cavidade oral, que provavelmente no final de Abril estará a ser implementado na Região.

O programa de saúde oral abrange o Porto Santo, Funchal e Porto Moniz, estando assente no reforço da prevenção e rastreio junto da população infantil e na melhoria do acesso aos tratamentos dentários, através dos Centros de Saúde.