Madeira

Percurso da Geodiversidade do Centro Histórico do Funchal “é o único a nível nacional e europeu”

None Ver Galeria

No Dia Mundial do Turismo, que se assinala hoje, foi apresentado o Percurso da Geodiversidade do Centro Histórico do Funchal. O geólogo, João Baptista, revelou que este é “o primeiro e único a nível nacional e europeu” e, por isso, dá um outro ‘rumo’ ao turismo da Região.

“Este é o primeiro percurso de geodiversidade que se faz a nível nacional e europeu. Nós somos conhecidos na ilha da Madeira por ser um turismo terapêutico e ligado à Natureza e penso que estamos a criar novos nichos de mercado”, disse, acrescentando que este tem como objectivo dar a conhecer as especificidades da geodiversidade e do património geológico, interligando o ensino das ciências da natureza, da história e da arquitectura, numa perspectiva de cultura, turismo e ambiente.

O Percurso da Geodiversidade do Centro Histórico do Funchal integra núcleos históricos de Santa Maria, Sé e São Pedro e apresenta um grau de dificuldade baixo, de boa acessibilidade e pode ser percorrido durante uma manhã ou tarde.

É composto por 22 pontos de paragem, incluindo quatro locais com vistas panorâmicas, numa extensão de 7 quilómetros. É recomendado o uso de chapéu, protector solar e roupa e calçado adequados para um passeio pedonal.

João Baptista referiu que esta é uma forma de distinguir a Região das restantes existentes em todo o mundo, sendo que a ideia é aumentar o tempo de permanência do visitante nos locais e, ao mesmo, tempo promover a actividade física, saúde e bem-estar.

O geólogo disse ainda que qualquer pessoa pode fazer este percurso, estando aberto aos madeirenses e turistas, uma vez que a informação do ‘guião’ está também disponível em inglês.

Idalina Perestrelo, vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, frisou a importância deste percurso junto da população, sobretudo da comunidade escolar que, cada vez mais, “deve sair de dentro das quatro paredes” para descobrir o património geológico. E, por isso, entende que esta é uma “mais-valia para a cidade do Funchal”.