Madeira

Nivalda Gonçalves quer cais renovado e vila da Ribeira Brava como nova

None

Nivalda Gonçalves apresentou hoje o manifesto da candidatura social-democrata à Câmara Municipal da Ribeira Brava. Um programa onde o destaque vai para uma série de investimentos públicos, onde avultam a recuperação do cais da Ribeira Brava, a reabilitação da ligação marginal entre a vila e a Tabua, uma nova ligação viária a sul da vila, o arranjo urbanístico dos centros das freguesias e a reabilitação urbana da vila.

A candidata à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Brava apresentou ontem o manifesto, relevando o contributo alargado para o mesmo, a partir de propostas apresentadas pela população e por várias instituições do concelho.

“Começámos por ouvir as pessoas nos diferentes sítios, realizámos vários debates temáticos e promovemos igualmente reuniões com as diversas instituições do concelho. Foram vários contributos, dados pela população local, que culminam na apresentação deste manifesto”, disse.

Relevando que é um manifesto feito com base na vontade popular e com base nas necessidades da população e do concelho, abrangendo as várias áreas, desde a Saúde ao Social, Nivalda Gonçalves diz ainda ser prioridade apostar na cativação de investimento, com o apoio do Governo Regional.

“É o caso da Frente-mar. Nós precisamos de uma vila mais atractiva. Da nossa parte, iremos exigir ao Governo uma nova faixa de trânsito a sul, a reabilitação da marginal que liga à Tabua, a reabilitação do cais da Ribeira Brava e do mercado municipal (por parte da Câmara) e a reabilitação de todo o centro da Ribeira Brava. É preciso reabilitar as ruas, os edifícios, enfim todo o património que está degradado, criando assim algumas dinâmicas empresariais e atraindo investimento e pessoas ao concelho”, explicou.

Nivalda Gonçalves anunciou ainda outras propostas, a consubstanciar junto do Governo Regional, que potenciarão o investimento nas outras freguesias do concelho. Por exemplo, na Tabua, diz ser prioritária a conclusão da empreitada de regularização e canalização da ribeira da Tabua para norte, bem como a recuperação da ETAR, tendo em conta o seu normal funcionamento.

Na Serra de Água, a proposta passa pela construção de uma nova estrada junto à ribeira e de um espaço de lazer, onde funcionavam os antigos estaleiros, “felizmente retirados pelo Governo Regional”. “Queremos criar ali um espaço verde e dinâmico”, anunciou.

No Campanário, é necessária a reformulação do nó da via rápida e um melhor arranjo urbanística do centro da freguesia, nomeadamente com a criação de uma praceta e espaços ajardinados e de um acesso ao cemitério, como é exigido pela população.

Para além destes, haverá outros investimentos a executar pelo município, se Nivalda Gonçalves for eleita para a presidência, como novos acessos e arranjos de veredas.

“Estas são propostas viáveis, realistas. Nós não fazemos propostas irrealistas. Só prometemos o que é efectivamente possível fazer. E fica aqui o nosso compromisso, por escrito”, asseverou.

A concluir, Nivalda Gonçalves pediu o apoio da população a um projecto que “é feito por toda uma equipa e com o apoio do Governo Regional e que trará à Ribeira Brava o dinamismo que o concelho e a sua população merecem”.