Madeira

Liliana Rodrigues desloca-se até os Açores pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu

None

A eurodeputada Liliana Rodrigues estará a partir do dia 23 (terça-feira) e 25 (quinta-feira), na Região Autónoma dos Açores, a participar numa delegação da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu.

Será acompanhada por mais 11 deputados de diferentes nacionalidades e grupos partidários, numa missão que tem por objectivo a verificação da aplicação dos fundos europeus e analisar o lugar das Regiões Ultraperiféricas no âmbito da Política de Coesão da União Europeia.

Irão visitar alguns projectos que contaram ou que ainda contam, com financiamento europeu, sendo que todas as visitas serão acompanhadas por um Director Regional da área em questão.

Liliana Rodrigues reafirma que a importância destas missões estão servindo não só para constatar “os bons exemplos na utilização do financiamento europeu” e ouvir “os beneficiários acerca das dificuldades sentidas”, para assim tentar melhorar, mas também para dar visibilidade a estes projectos e à importância da União Europeia na dinamização da sociedade e na diminuição das assimetrias.

“Para dar um exemplo muito concreto, e falando apenas destes projectos que visitaremos nos Açores, estamos perante um investimento total a rondar os 80 milhões de euros, dos quais a UE apoia com cerca de 60 milhões, 75% do investimento”, diz.

Acrescenta ainda que, de acordo com o anterior Programa Operacional dos Açores (2007-2013), “foram cerca de 305 empresas beneficiadas no âmbito das ajudas directas às empresas, das quais 91 eram empresas em fase de arranque, foram criados 511 empregos e houve quase 2500 beneficiários directos dos projectos de intervenção social”.

A delegação do Parlamento Europeu aos Açores contempla ainda uma reunião de trabalho com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, e outra com presidente da Associação de Municípios, Roberto Monteiro.

Em cima da mesa estarão os resultados da Política de Coesão nos Açores, os principais objectivos para o actual período de programação no que respeita às regiões ultraperiféricas, o acesso aos fundos da UE para as autoridades locais e a experiência dos municípios e expectativas para o futuro.