Madeira

Ilhas Selvagens obrigam a fiscalização marítima

None

Na última semana, as Ilhas Selvagens foram alvo de várias monitorizações a embarcações que alegadamente escolhem esta reserva natural para pesca e recreio. A cargo desta operação esteve o navio de patrulha costeira NRP Zaire, que efectuou uma operação conjunta com a embarcação da Polícia Marítima ‘CALCAMAR’, com o objectivo de detectar, localizar, monitorizar e interceptar navios ou embarcações presumivelmente suspeitas de desenvolver actividades ilícitas ou irregulares nos espaços sob jurisdição nacional em torno das Selvagens.

No decorrer da operação foram detectadas e monitorizadas diversas embarcações, tendo sido efectuadas diversas acções de fiscalização marítima, não sendo identificada qualquer irregularidade.

O Sistema Costa Segura, operado a partir do Posto de Comando Local da Polícia Marítima do Funchal, nas ilhas Selvagens, permitiu mais uma vez utilizar as funcionalidades do sistema de detecção radar e de identificação visual através de câmaras de vigilância integradas, a fim de monitorizar as embarcações que se encontrem na área, direccionando de forma optimizada os meios envolvidos na operação.

O patrulha Zaire efectuou ainda o transporte logístico de pessoas e materiais entre o Funchal e a Selvagem Grande, com o intuito de reforçar as capacidades da Autoridade Marítima nas Ilhas Selvagens.