Madeira

‘Horácio Bento Gouveia’ distinguida como Revelação no concurso ‘Escolas Solidárias da Fundação EDP’

None

Terminou na passada sexta-feira a 7.ª edição do projecto Escolas Solidárias Fundação EDP, num evento que reuniu mais de 800 alunos e professores de todo país, no Teatro Camões, em Lisboa. Neste evento foram anunciadas as escolas distinguidas, tendo sido a Escola Básica Dr. Horácio Bento Gouveia, na Madeira, uma das escolas a integrar o leque das 47 escolas vencedoras.

A Escola Básica Dr. Horácio Bento Gouveia foi premiada na categoria Escola Revelação, grau atribuído às escolas que participam pela primeira vez e trazem novidade ao Escolas Solidárias da Fundação EDP (até dez escolas).

Ao longo do ano lectivo participaram 433 escolas, quer públicas e privadas do 2.º ciclo ao ensino secundário, unidas na promoção da cidadania activa e da solidariedade. Foram desenvolvidos projectos, que envolveram a participação de mais de 50 mil alunos e professores, e representaram um investimento de mais de 3 milhões de horas em acções com impacto directo na melhoria das condições de vida de mais de 245 mil pessoas das suas comunidades.

Em termos de intervenção, os elementos da comunidade escolar foram desafiados a serem agentes de mudança positiva, contribuindo para a melhoria de situações identificadas nas suas comunidades em áreas como a Pobreza e Fome, Desemprego/Sustentabilidade económica, Educação/Literacia, Saúde, População Sénior, Conviver com a diferença, Sustentabilidade Ambiental e Parceria global para o desenvolvimento humano, em linha com os objectivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.

Segundo Margarida Pinto Correia, directora de Inovação Social da Fundação EDP, “esta edição fica marcada pela inclusão de escolas das Ilhas no projecto”. “É um orgulho fazer parte de um projecto que, de ano para ano, tem vindo a crescer e ganhar força junto da comunidade escolar. O entusiasmo com que todos os anos os nossos alunos desempenhem um papel activo na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável é a melhor recompensa para todos os envolvidos nesta iniciativa”.

Escolas Distinguidas no Quadro de Honra: