Madeira

Festival decorre este fim-de-semana

Humberto Vasconcelos elogiou o certame que ganhou qualidade

None

Com o objectivo de dar a conhecer o roteiro da cana-de-açúcar e divulgar o património cultural e arquitectónico da freguesia do Porto da Cruz, decorre este fim-de-semana o 2º Festival ‘Apanha da Cana’.

Repartido entre a Praça da Alagoa, o Centro Cívico e o Engenho do Norte, o evento organizado pela Associação Grupo Cultural Flores de Maio associa o património imobiliário à vertente cultural, apresentando um conjunto de iniciativas no centro da vila nortenha, com diferentes intervenções artísticas e culturais. A juntar à diversificada oferta programada, que irá repetir-se nos próximos sábados, dias 6 e 13 de Maio, o Festival inclui caminhadas com turistas, não só para apreciar as belas paisagens da freguesia, mas também assistir, in loco, à apanha da cana-de-açúcar.

A sessão oficial deste Festival decorreu esta tarde com a presença do secretário regional da Agricultura e Pescas.

Oportunidade para Humberto Vasconcelos elogiar a crescente qualidade desta edição e em particular a “persistência” de Virgílio Caldeira, o responsável pela Associação ‘Flores de Maio’ que disse ser “uma referência do Porto da Cruz em toda a Região”. Enalteceu também a Companhia Engenhos do Norte pelo “grande investimento” num novo equipamento de moagem da cana sacarina, medida que contribui para a “boa perspectiva de escoamento da cana”, ao salientar o “grande esforço para que se consiga escoar todo o produto que está no terreno”.