Madeira

Escola Padre Manuel Álvares promove jornadas de geologia

None Ver Galeria

Decorreram nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro as II Jornadas de Geologia da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. Este evento, organizado pela Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares contou com a participação de Sandro Vicente da Universidade da Évora e antigo aluno da escola madeirense.

De acordo com nota divulgada hoje, o objectivo foi “dinamizar o ensino e a aprendizagem das Geociências e divulgar as diferentes áreas de intervenção da Geologia à Comunidade Educativa.”

Este ano as jornadas subordinaram-se ao tema Geodiversidade da RAM: conhecer e valorizar o património local.

No primeiro dia destas jornadas os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma saída de campo para conhecer os Geossítios da Ribeira Brava, Ponta do Sol, São Vicente e Porto Moniz. Esta saída foi orientada por José Manuel Silva, técnico superior especialista da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

No segundo dia, as atividades consistiram nas palestras destinadas aos alunos do ensino secundário sobre “Património Geológico do Concelho da Ribeira Brava” e “A importância da escola na preservação da Geodiversidade.

No terceiro e último dia toda a comunidade escolar pôde disfrutar de um passeio de Catamaran subordinado ao tema:

“A Geodiversidade da Costa Sul da Ilha da Madeira Vista do mar (Concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol).” Esta última atividade foi orientada por João Baptista, Investigador da Universidade de Aveiro.