Madeira

Escola Gonçalves Zarco apresenta amanhã projecto de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

None

A Escola Gonçalves Zarco apresenta amanhã, pelas 10 horas, na sala de sessões, o ‘Empatizarco’, projecto de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. O evento contará também com a presença dos técnicos do Centro Comunitário de São Martinho, da segurança social e do presidente do Instituto da Segurança Social da Madeira, Rui Freitas.

O projecto, desenvolvido em parceria com o Centro Comunitário de São Martinho e o Instituto de Segurança Social da Madeira, consistiu em criar e formar um grupo de alunos para prevenir e intervir em situações de indisciplina e violência em meio escolar, com a supervisão e acompanhamento de uma equipa técnica.

Criou-se um grupo de alunos que recebeu formação no âmbito dos conhecimentos técnicos e teóricos sobre gestão de conflitos de modo a que em situações de zangas, ameaças físicas e ou verbais, insultos, tentativas de vandalismo e de incumprimento de código de conduta sejam intervenientes no processo de mediação.

A criação do projecto Mediação de Conflitos em Contexto Escolar surge como uma opção viável e contribui para o desenvolvimento de um conjunto de competências pessoais e sociais e tem como finalidade: promover uma comunicação, que fomente e melhor os relacionamentos entre os pares; criar um ambiente mais produtivo para a escola; prevenir a agressividade e a violência em contexto escolar; reduzir os métodos disciplinares; mudar a cultura relacional da escola.