Madeira

Concurso “Eu represento a minha história...” tem lugar amanhã na Escola Profissional Francisco Fernandes

None

Na próxima quarta-feira (31 de maio), entre as 9h30 e as 12h30, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, realizar-se-á a 2.ª edição do Concurso “Eu represento a minha História”, no âmbito do Projeto “História da Madeira”, promovido pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, cujo objetivo principal é promover a valorização e o conhecimento da História e Cultura Regionais.

Trata-se de um concurso de música, dança, teatro e audiovisual, aberto a todas as escolas da Região Autónoma da Madeira e direcionado aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Serão apresentados trabalhos que envolveram a participação de cerca de 125 alunos dos diferentes escalões etários.

A temática proposta para o concurso “Eu represento a minha História...” visa um estudo mais efetivo dos temas da História Regional e Local e pretende estimular um olhar diferente, um olhar dos alunos, com destaque para conteúdos regionais, tais como o património, acontecimentos históricos, manifestações culturais, entre outras.

Os trabalhos apresentados são originais e contam com a colaboração de um professor responsável, que orientou o seu grupo e procurou envolver os alunos numa dinâmica de valorização e reconhecimento da identidade local como uma herança cultural que deve ser preservada. Pretende-se desafiar e envolver os alunos num processo de aprendizagem, de forma a consolidar temáticas selecionadas pelos próprios e que fazem parte das suas raízes culturais.

O concurso “Eu represento a minha História...” será acompanhado por um júri, que terá por missão distinguir os melhores trabalhos e premiar o respetivo mérito nas diferentes categorias, de acordo com o regulamento definido para esta iniciativa.

As escolas selecionadas que participarão nesta 2.ª edição são: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada; Escola Básica e Secundária de Machico; Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco; Colégio dos Salesianos; Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Campanário; Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar do Curral das Freiras; Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.