Madeira

CDU quer saber que medidas estão a ser tomadas para prevenir incêndios no Funchal

Foto CDU
Foto CDU

A CDU pretende saber que medidas concretas estão a ser tomadas para minorar o risco de incêndio no Funchal e, por isso, apresentou hoje uma proposta para que esse ponto de trabalho conste da próxima reunião de Câmara.

Através de comunicado, o partido faz saber que defende ser preciso “que estejam identificados de forma precisa, quais as zonas de maior o risco de incêndio e saber quais as medidas preventivas nesses locais, nomeadamente de limpeza e quais os meios operacionais, incluindo a situação das bocas de incêndio, para uma imediata e rápida intervenção”.

“É preciso igualmente planos de contingência para situações que se possam tornam incontroláveis”, ressalva.

Em termos mais concretos, a CDU refere que preocupa “a inexistência de um cordão de segurança no Parque Ecológico e é urgente saber qual a real situação do tampão verde da Cidade, situado em Santo António e São Roque. A proximidade de espécies exóticas e de infestantes, que envolvem estas zonas, potenciam a possibilidade de incêndios que podem destruir muito do trabalho já feito e pôr mais uma vez em risco a Cidade”.

Por fim, atenta que “interessa referir no que respeita à segurança da Cidade, que impõe-se uma colaboração institucional activa entre o Governo Regional e Câmara Municipal do Funchal”.

“Não é admissível, que instituições que têm responsabilidades na segurança da Cidade possam estar de costas voltadas, que não circule de forma atempada informação necessária e que os comportamentos sejam ditados pela obtenção de protagonismo de uns e de outros. As situações ocorridas no passado com os incêndios de 2010, 2013, e 2016, não se podem repetir!”, conclui.