Madeira

Apoio à iniciativa empresarial será reforçado

None

O Governo Regional, através do Orçamento Regional para 2018, vai reforçar o apoio à iniciativa empresarial “através da concretização de medidas de apoio e de uma redução da carga fiscal aos nossos pequenos empresários, para que possam ter condições acrescidas para construírem o seu futuro profissional de forma mais sustentada, mais autónoma e mais compensadora”. A garantia foi dada pelo vice presidente do Governo Regional, na sessão de abertura do programa ‘Tourism Ideation Week’ que teve lugar esta manhã.

Na abertura do programa promovido pelo Governo, através da Startup Madeira, e pelo Turismo de Portugal, Pedro Calado disse que esta iniciativa é um exemplo do que o executivo regional “tem vindo a realizar no sentido de estimular o emprego, apoiando a concepção e desenvolvimento de ideias com vista à criação de projectos empresariais que ajudarão a reter as competências, a criatividade e irreverência dos mais novos”. Aliás, o vice presidente assumiu mesmo que o Governo continuará a criar oportunidades para as gerações mais jovens, aquelas que são activos importantes para o desenvolvimento da Região.

Neste campo, Calado salientou o trabalho que tem vindo a ser realizado pela Startup Madeira, ao nivel do apoio e incentivo ao empreendedorismo. “No último ano, foi dado apoio especializado a 470 empreendedores, avaliados mais de 100 projectos na sua componente de inovação e somaram-se cerca de dois mil participantes em actividades de estímulo ao empreendedorismo, como o programa de educação para o empreendedorismo ‘rs4e - Road Show for Entrepreneurship’, as Oficinas do Empreendedor, e o Startweb. Nesse mesmo período cerca de 50 empresas estavam incubadas no espaço do Campus da Penteada e da Ribeira Brava”, adiantou, acrescentando que, a par e passo, o Governo tem vindo a trabalhar no financiamento com a disponibilização de sistemas de incentivos ou programas de estímulo ao empreendedorismo.

E porque o programa ‘Tourism Ideation Week’ versa sobretudo a inovação no turismo, Pedro Calado aproveitou para recordar os bons indicadores do sector que podem ser “plataforma para podermos ir mais além”. Neste sentido, chamou a atenção para a importância da “requalificação transversal a todo o sector do turismo, como forma de estarmos mais próximos e adequados também à procura e às necessidades de um mercado em constante mutação”. É aqui que entra “a dimensão tecnológica que é preciso reforçar”. “Há um grande potencial ao nosso dispor e que queremos reforçar para que as empresas e, particularmente, os jovens empreendedores possam contribuir para a promoção da Madeira e o Porto Santo como destinos turísticos, com ideias, com serviços e produtos inovadores que, no fundo, venham a evidenciar e a potenciar a nossa notoriedade”, acrescentou ainda, afirmando que o Governo Regional tudo fará para dar condições a essa concretização.