Desporto

Portugal em dia de desperdício fica fora das meias-finais

A selecção de sub-21, a participar no Europeu da categoria, venceu por 4-2

Foto EPA/ADAM WARZAWA
Foto EPA/ADAM WARZAWA

A seleção portuguesa de sub-21 em futebol ficou hoje fora da fase seguinte da prova, apesar de ter vencido 4-2 a Macedónia, num embate que ficou marcado pelo desperdício de Portugal e pela eficácia máxima da Macedónia.

Para ganhar vantagem sobre a Eslováquia, do grupo A, na luta pelo melhor segundo lugar dos três grupos -- o C compete apenas no sábado --, Portugal precisava de vencer e marcar um mínimo de quatro golos, o que veio a conseguir, mas apenas poderia conceder um tento, o que já não conseguiu, já que os macedónios marcaram nas duas únicas vezes que foram à baliza.

A missão dos pupilos de Rui Jorge parecia bem encaminhada no segundo minuto de jogo, quando Iuri Medeiros cobrou um canto na esquerda e surgiu Edgar Ié a cabecear para o 1-0.

Bruma, aos 22, ampliou e, a mais de uma hora do final do jogo, Portugal estava cada vez mais perto do objetivo, mas, depois de muito desperdício luso, Bardi, a cinco minutos do intervalo, fugiu a Iuri Medeiros e atirou forte e cruzado, reduzindo para 2-1, no único remate da Macedónia no primeiro tempo.

Apesar do golo sofrido, Portugal continuava a ter de marcar os mesmos dois tentos e, aos 57, ficou a apenas um, quando Daniel Podence, a passe de Iuri Medeiros, fez o 3-1.

Com o decorrer dos minutos, Portugal foi arriscando cada vez mais, o que possibilitava à Macedónia apostar nos contra-ataques e, aos 80 minutos, essa estratégia deu resultado, com o golo de Markoski, praticamente deitando por terra as ilusões lusas.

Aos 90+1, Bruma, na área, ‘fuzilou’ para o 4-2, sobrando três minutos aos lusos para operar um milagre, sendo que dois foram ocupados em expulsão, aparentemente ilógica, de Diogo Jota.

No outro desafio, a Espanha, que bateu Portugal por 3-1, confirmou o pleno de triunfos no grupo, impondo-se por 1-0 à Sérvia, a quem os lusos tinham vencido 2-0.