Desporto

Amarelos e sintético ‘assustam’ Ronaldo e companhia

Cristiano Ronaldo está em risco de castigo e poderá ser poupado no encontro com Andorra

O Andorra-Portugal está agendado para domingo, às 20h45 (19h45 em Lisboa). FOTO EPA
O Andorra-Portugal está agendado para domingo, às 20h45 (19h45 em Lisboa). FOTO EPA

A selecção portuguesa de futebol defronta no sábado a frágil Andorra, num encontro determinante para poder alcançar o apuramento directo para o Mundial 2018, em que Cristiano Ronaldo poderá ser poupado.

A pouco dias de actuar pela primeira vez em Andorra-a-Velha, o capitão de Portugal apareceu limitado no treino da selecção nacional e, caso veja um cartão amarelo no encontro da nona jornada do Grupo B, falha o confronto com a Suíça, que tudo indica será decisivo para garantir o acesso directo à fase final do próximo Campeonato do Mundo.

Além dos problemas físicos e disciplinares, o sintético do Estádio Nacional de Andorra promete também ser um adversário de peso para a formação lusa, já que Suíça e Hungria sentiram muitas dificuldades nesse tipo de relvado.

Os helvéticos sofreram para sair de Andorra com um triunfo por 2-1, enquanto os magiares foram mesmo derrotados, por 1-0, num dos resultados mais surpreendentes na fase europeia de qualificação para o Mundial 2018.

Ronaldo, melhor marcador da qualificação, com 14 golos, está em risco de castigo, mas não é a única preocupação na cabeça do seleccionador Fernando Santos, já que José Fonte, Cédric, André Gomes, Gelson Martins e Ricardo Quaresma também estão na ‘fila’ para poder falhar o encontro com a Suíça, a 10 de outubro, no Estádio da Luz, em Lisboa, caso vejam um cartão amarelo no sábado.

Com Raphael Guerreiro, ‘dono’ do lugar, lesionado e Fábio Coentrão, titular no último jogo na Hungria, sem condições para disputar a dupla jornada, Antunes e Eliseu vão lutar pela vaga de defesa de defesa esquerdo, no setor mais desfalcado da selecção nacional.

Adrien e Nani, campeões europeus e habituais escolhas de Fernando Santos, também são ausências garantidas, ambos por não estarem a competir.

A selecção nacional ocupa o segundo posto do grupo, com 21 pontos, menos três do que a Suíça, que lidera só com vitórias. As duas equipas já têm pelo menos assegurado um lugar no ‘play-off’, caso falhem o primeiro lugar.

O Andorra-Portugal está agendado para domingo, às 20h45 (19h45 em Lisboa), com arbitragem do checo Miroslav Zelinka.