Boa Vida Patrocinado

Os benefícios do exercício físico para mulheres após a menopausa

A prática de exercícios físicos com intensidade moderada e de baixo impacto, associado ao parar de fumar, reduz o stress, diminui o peso e, consequentemente, traz melhorias na qualidade de vida das mulheres

None Ver Galeria

O exercício físico ou actividade física é o estado de estar activo, em acção energética ou em movimento, visando à melhoria da actividade metabólica do organismo. Três meses após a prática de actividade física regular inicia-se a redução de peso e uma dieta balanceada que inclua vitaminas de diferentes grupos e minerais como cálcio, magnésio e fósforo, benéficas às mulheres após a menopausa.

O exercício físico aeróbio de intensidade moderada, com duração mínima de trinta minutos, pelo menos três vezes na semana, é ideal para induzir modificações lipoprotéicas basais, em diferentes faixas etárias. Os ossos sofrem influência directa com a prática de exercícios regulares que, além de benéficos para prevenção da osteoporose, também aumentam a massa muscular, a coordenação motora, a flexibilidade e equilíbrio, reduzindo a propensão a quedas. Deve-se orientar a hidratação antes e após os exercícios, com uso de roupas confortáveis e de tecidos leves, e evitar actividade em jejum ou após grandes refeições. A prática de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, por trinta minutos ou mais, em que estes sejam atraentes, diversificados, com intensidade moderada e de baixo impacto, associado ao parar de fumar, reduz o stress, diminui o peso e, consequentemente, traz melhorias na qualidade de vida das mulheres.

Esta fase da vida da mulher constitui importante um tema de Saúde Pública, dado o crescente aumento do número de mulheres que atingem esta faixa etária. De facto, o envelhecimento populacional tem atingido números nunca antes alcançados. Acredita-se actualmente que a mulher após a menopausa viverá mais 30 a 40 anos, assim cuidados preventivos adequados irão trazer benefícios na sua vida, com o aumento de sua expectativa e da qualidade. Na transição dos anos reprodutivos até a senilidade a mulher é acometida de mudanças físicas, algumas delas relacionadas com a menopausa e outras com o envelhecimento. O desenvolvimento de determinadas condições como obesidade, distúrbios da tiróide, dislipidemias, diabetes, osteoporose, hipertensão e doenças cardiovasculares pioram a qualidade de vida que tendem a apresentar associados os fenómenos vasomotores. O exercício físico ou actividade física é o estado de estar activo, em acção energética ou em movimento. A associação de uma dieta balanceada com exercício físico é fundamental para melhorar a qualidade de vida e colaborar na melhoria da actividade metabólica do organismo das mulheres na pré e pós menopausa. A adequação cardiovascular para a prática de exercícios físicos pode ser conseguida em qualquer idade, pela prática de actividade aeróbica ou dinâmica como natação, corrida, caminhada, ciclismo, hidroginástica e outras, realizados de forma regular e contínua.

Mudanças positivas no estilo de vida têm grande impacto sobre a saúde. Uma estratégia individual para modificar o estilo de vida é um elemento essencial dentro de um plano terapêutico que a mulher pode aplicar ao longo da sua vida. Evidências científicas de que o homem contemporâneo utiliza cada vez menos as suas potencialidades corporais e de que o baixo nível de actividade física é factor decisivo no desenvolvimento de doenças degenerativas sustenta-se a hipótese da necessidade de se promoverem mudanças no seu estilo de vida, levando-o a incorporar a prática de actividades físicas e outros hábitos saudáveis ao seu quotidiano. Este entendimento fundamenta-se em pressupostos elaborados dentro de um referencial teórico que associa o estilo de vida saudável ao hábito da prática de actividades físicas e, consequentemente, a melhores padrões de saúde e qualidade de vida.