O Facebook vai penalizar sites lentos em Mobile!
Ah Pois! O Facebook vai penalizar sites lentos em Mobile!
Sabe aquelas vezes em que carrega num link no Facebook e o site de destino parece estar em parte incerta? Espera, espera mas nada acontece... É provável que regresse num instante ao Facebook ou vá para outro lado qualquer.
Pois, o Facebook não quer isso...O Facebook quer vê-lo feliz e contente. Seja dentro da rede social, seja nos locais para onde o envia.Por isso, vai passar a penalizar os sites que não estejam optimizados para equipamentos móveis e vai começar a mostrar aos utilizadores mais histórias de sites que carreguem rápido em mobile.
O que é que isto significa para si?
Vais ter de fazer aquilo que já devia estar a fazer. Ter um site optimizado, rápido e funcional!
É muito importante ter um site moderno, rápido e optimizado para dispositivos móveis. Isso já é Conhecimento comum!
Por todas as razões e mais alguma:
· Em primeiro lugar para agradar os visitantes, porque ninguém gosta de esperar 10 segundos que um site carregue num terminal móvel;
· Depois porque o Google ‘gosta’ dos sites rápidos e adaptados a mobile e toda a gente quer agradar ao maior motor de busca do mundo;
· E agora porque o Facebook passou também a penalizar os sites que não estejam optimizados para equipamentos móveis.
O Facebook anunciou uma atualização do algoritmo, desta vez focada na redução do alcance dos sites que não estiverem devidamente atualizados para móveis.
Esta é uma alteração que será realizada ao longo dos próximos meses.
Os Sites rápidos serão premiados, e os lentos... castigados!
O Facebook indica que irá começar a mostrar aos utilizadores mais histórias de sites que carreguem rápido em mobile e menos de sites que sejam lentos.
Esta é uma decisão que faz sentido por parte da rede social, considerando que uma parte significativa do tráfego é hoje feito em dispositivos móveis.
“Com esta actualização iremos, em breve, ter em conta o tempo de carregamento estimado do site quando alguém clica num link na cronologia da aplicação móvel”, palavras do Facebook.
Por outras palavras:
Quando alguém clica num link que é apresentado numa publicação na cronologia do Facebook, a rede social vai começar a monitorizar o tempo que esse site demora a abrir e carregar em mobile.
Tudo isto vai entrar nas contas do Facebook para para melhorar ou não esse site no ranking da cronologia.
Serão ainda considerados factores como a ligação à internet do utilizador naquele momento e a velocidade geral de carregamento do site.
“Por exemplo, se estiver numa ligação à Internet lenta, que não carrega vídeos, a cronologia irá mostrar menos vídeos e mais atualizações de estado e links”, acrescenta.
De resto, desde 2014 que o Facebook leva em conta o tempo que as pessoas gastam a ler um artigo depois de clicar num link.
O melhor é passar a considerar os valores tidos como padrão: um site deixa de ser rápido quando demora mais de 3 segundos a carregar. Não é obrigatório que a página em causa carregue na totalidade mas que, no mínimo, permita ao utilizar passar a consumir o respetivo conteúdo.
Portanto, GARANTA um site rápido e optimizado para dispositivos móveis.
Não sabe como faze-lo?
Contacte-nos para um orçamento: [email protected], 964310011 ou visite-nos na Rua Quinta do Leme N.º 28 Funchal.
A Agência de Marketing Digital Madeirense Be-Wide Online Solutions é uma empresa moderna e dinâmica, altamente especializada em:
- Google Adwords
- Branding e Design
- Criação e/ou actualização de Sites de Internet
- Gestão Profissional de Facebook
- Publicidade Online (Google Adwords, Facebook Ads, Leads Generation).