5 Sentidos

Raimundo Quintal partilha livro dedicado ao Jardim Botânico José do Canto

O lançamento é no dia 12 nos Açores. Será apresentado também na Madeira no dia 27.

Foto DR
Foto DR

‘Jardim Botânico José do Canto - 100 Árvores’ é o nome do livro sobre este jardim localizado em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Acores, da autoria de Raimundo Quintal e Teófilo Braga. O lançamento é na quinta-feira, pelas 18 horas no Centro Natália Correia, em Ponta Delgada. À Madeira o livro chega no dia 27, numa apresentação marcada para o hotel Quinta Jardins do Lago, também às 18 horas. A edição bilingue tem tradução de Virgílio Silva e é uma edição da The Book Hut.

O livro debruça-se sobre o jardim botânico criado por José do Canto (1820-1898), um amante de plantas e profundo conhecedor de botânica, refere a sinopse da obra, dando conta que durante a sua vida, este homem manteve contactos com jardins botânicos, naturalistas e viveiristas de todo o mundo, comprando, vendendo e trocando plantas. “Desde os anos cinquenta do século XIX fez do seu jardim de Ponta Delgada um extraordinário espaço de aclimatação para milhares de espécies”. Tem prefácio de Augusto de Athayde, membro do conselho de administração da fundação proprietária do jardim histórico

Pela importância do trabalho realizado por José do Canto e da sua obra, surge agora deste livro, um género de “corolário do processo de recuperação e revitalização do jardim, que decorreu entre Janeiro de 2014 e Dezembro de 2017”. Rico em fotografia, são 325 distribuídas ao longo das 200 páginas, Inclui um capítulo dedicado ao seu criador, um sobre a importância histórica deste jardim no contexto dos jardins locais, nacionais e europeus; e um dedicado à representatividade das diferentes regiões do globo na flora do jardim, um jardim com 5,8 ha. Na última parte do livro encontra um capítulo intitulado ‘100 Árvores’, onde estão todas as espécies seleccionadas, organizadas segundo a ordem alfabética do nome científico, incluindo informação sobre a família, os nomes vulgares em português e inglês, a origem geográfica, o regime de folheação e o período de floração.

O livro estará disponível para venda a partir do dia 12 através do sítio www.thebookhut.pt.