5 Sentidos

Museu Monográfico de Conímbriga deverá passar a Museu Nacional

None

O Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, deverá passar a ser Museu Nacional, disse o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O ministro da Cultura falou desta decisão na emissão do programa da RTP Bom Dia Portugal, realçando que o caso de Conímbriga é o mais concreto em análise, sem que tal ponha de parte uma eventual decisão sobre outros museus.

“Estamos a pensar concretamente em Conímbriga, mas não exclui a apreciação sobre outros museus”, afirmou o ministro à RTP, perante insistência da jornalista.

O anúncio acontece depois de, na passada quinta-feira, o ministério ter igualmente anunciado que o Museu de Évora vai tornar-se no primeiro Museu Nacional a sul do rio Tejo, passando a ostentar uma outra denominação.

Para os dois museus, “a decisão está tomada”, faltando apenas o parecer do Conselho Nacional de Cultura, que “não é vinculativo”.

A página de internet do Museu Monográfico de Conímbriga explica que esta estrutura foi fundada em 1962 e tutela as Ruínas da Cidade Romana, abertas ao público desde 1930.