5 Sentidos

Junta de Freguesia de Machico evoca 30.º aniversário da morte de Zeca Afonso

None

‘30 anos e mais 30 amigos também’. Sob este lema, a Junta de Freguesia de Machico vai comemorar esta quinta-feira o 23 de Fevereiro de 1987, data em que Zeca Afonso nasceu para a imortalidade. “Enquanto para muitos o dia da morte marca o fim da sua história, para o trovador de Abril foi o princípio e a projecção de uma nova alvorada, irradiando cravos de luz e liberdade”, diz a Junta em nota enviada à imprensa.

“Dando cumprimento ao apelo de Zeca Afonso ‘traz um amigo também”’ vamos entregar-lhe mais trinta amigos, os novos sócios da AJA - “Associação José Afonso””, adianta.

O evento que decorrerá no Salão de Actividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico, amanhã, às 19h30, será preenchido por canções e poemas de e para Zeca Afonso, interpretados pelos participantes neste serão evocativo.

“Nos tempos que correm, em que estranhas explosões de racismo e de exclusão reaparecem na cena internacional, é imperativo e urgente fazer ouvir a mensagem libertadora das baladas de Abril que Zeca Afonso nos deixou como herança dinâmica nas nossas mãos e nos nossos actos. É também a nossa homenagem àquele que, ao vivo, cantou no centro da nossa vila, hoje cidade, em 1976. Por isso, serão difundidas publicamente as suas inspiradoras composições”, adianta.