5 Sentidos

‘Fachos’ iluminam serão de hoje no Teatro Baltazar Dias

None

O Documentário ‘Fachos – Uma Tradição Secular’ é exibido, hoje, pelas 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, numa iniciativa da Câmara Municipal de Machico em co-produção com a Câmara Municipal do Funchal. A exibição do filme será seguida de uma tertúlia com os mais directos participantes na produção do documentário.

Em 2016, a Autarquia de Machico, submeteu ao Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2014-2020 – PRODERAM 2020, um projecto documental sobre ‘Os Fachos’, realizado pela Eduardo Costa Produções, que visa a promoção e preservação desta tradição, aproveitando o seu potencial turístico para o desenvolvimento económico do concelho de Machico.

A tradição dos Fachos associada á celebração do Santíssimo Sacramento vem na continuidade de uma tradição etno-religiosa de Machico e única na Região Autónoma da Madeira que dada a sua prevalência no tempo e no espaço é importante manter e preservar.

Inicialmente com uma função de defesa militar da costa quando dos ataques de corsários e piratas, nos séculos XVII e XVIII, os Fachos surgiram assim da necessidade de criar sistemas de defesa das populações. Eram sinais luminosos que avisavam as populações em caso de ataques e que comunicavam com o Norte e Sul da Ilha da Madeira e ainda com a Ilha do Porto Santo.

Na actualidade, os sítios competem entre si na elaboração de figuras de alfaias religiosas, peixes, barcos, traineiras, entre outros motivos, que no último fim-de-semana de Agosto, iluminam as encostas deste nosso belo vale!