Madeira

Serviço Regional de Saúde “hoje é um sistema que funciona muito bem e que nos dá uma grande segurança”

Presidente do Governo Regional diz que a aposta na saúde também reforça a atractividade da Região junto dos investidores

None

“A requalificação total do Centro de Saúde [do Arco da Calheta] estará concluída em Setembro deste ano”, assegurou hoje o presidente do Governo Regional, durante a visita às obras que vão custar 1.3 milhões de euros.

Acompanhado dos secretários com a tutela dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, o líder madeirense destacou que “toda a obra foi concebida no sentido de facilitar a funcionalidade da prestação dos cuidados de saúde” incluindo “um cuidado especial nas acessibilidades”, já que o projecto contempla a existência de rampa nos acessos aos três andares do edifício.

Outra particularidade é a iluminação de todos os gabinetes, prevendo a entrada de luz solar, ficando também a garantia que a capela, situada ‘paredes meias’ com o Centro de Saúde “será preservada e reabilitada” ao dar conta que a mesma é imóvel “classificado”.

Depois dos avultados investimentos realizados num passado ainda recente no Centro de Saúde do Jardim do Mar e, particularmente, no Centro de Saúde da Calheta, ainda este ano “tudo se conjuga para completarmos as ofertas de saúde aqui no concelho da Calheta”, com a conclusão desta obra no Arco da Calheta, cujo centro de saúde “precisava urgentemente de uma requalificação”.

Albuquerque justificou estes grandes investimentos no sector da saúde, não apenas porque grande parte dos residentes é “população já envelhecida”, mas também para salvaguardar a atractividade do investimento ao lembrar que “o concelho da Calheta é dos concelhos que tem maior investimento estrangeiro”.

Como tal, assegura que um “pólo de atractividade é ter um sistema de saúde que é das principais preocupações de quem nos visita e quem investe aqui na Madeira”.

Dito isto, assegura que a Região tem “um serviço regional de Saúde apto a corresponder com todas as valências a qualquer patologia. O Sistema de Saúde hoje é um sistema que funciona muito bem e que nos dá uma grande segurança também para quem nos visita na prestação dos cuidados de saúde que hoje é uma preocupação”, concretizou.