eleições legislativas Madeira

'Madeira Primeiro' quer nova ligação por Cabo Submarino ao Porto Santo

None

No mês em que se assinala um ano em que se fez a amarração do novo Cabo Submarino que liga a Madeira a Portugal Continental, a candidata pela coligação PSD/CDS 'Madeira Primeiro' às eleições legislativas, Patrícia Dantas, lembrou os investimentos feitos graças ao Governo Regional, na amarração do novo Cabo Submarino que liga a Madeira a Portugal Continental.

A candidata assumiu um conjunto de exigências que apresentará na Assembleia da República, relacionadas com a nova ligação por cabo ao Porto Santo mas, também, com a melhor qualidade deste serviço a preços competitivos e de imediato. Patrícia Dantas considera que "não basta afirmar que esta matéria consta do Orçamento de Estado há vários anos, quando não existem quaisquer avanços por parte do Governo de António Costa e é o Governo Regional que teve de chamar, mais uma vez a si, este processo".

Não aceitaremos que nos venham dizer que estão criadas as condições ou que existam deputados eleitos à Assembleia da República do PS/M que se vangloriem pelo facto de, no Orçamento de Estado ser referido, já por vários anos a esta parte, que o Estado prossegue as acções necessárias para o Cabo Submarino. Não aceitaremos que se diga à população da Madeira e do Porto Santo que o Governo da República assegurou o financiamento do Cabo Submarino, quando isso quando isso não corresponde à verdade.

Patrícia Dantas que, neste contexto, garante que irá tomar “todas as acções necessárias, na Assembleia da República, para que o Estado concretize aquilo a que se comprometeu e para que este investimento seja uma realidade”, assumindo, desde já, vários compromissos para o futuro.

“Exigiremos uma nova ligação por cabo para a Ilha do Porto Santo, com a substituição do actual, bem como exigiremos que a Região seja totalmente ressarcida das verbas que adiantou neste cabo Ellalink”, reforçou a candidata, acrescentando que também irá exigir “capacidade de influência e decisão da Região na gestão do novo cabo Continente – Açores – Madeira” e que a Região “possa, efectivamente e desde já, a preços competitivos e com contratos a médio e longo prazos, fazer a comercialização do cabo e das ligações que este cabo aqui amarra”.

Compromissos assumidos em nome dos Madeirenses, mas, também, das empresas e da dinamização económica que é, também, uma prioridade. “Não vamos permitir que a nossa população e as empresas que aqui se encontram instaladas corram quaisquer riscos de falha ou de corte nas comunicações com o exterior, assim como também acreditamos que todos estes compromissos resultam a favor de uma melhor cobertura de Internet tanto para a Madeira quanto para o Porto Santo” afirmou, por fim, a candidata, que defende “um maior numero de operadores, maior oferta de serviços, maior velocidade e fiabilidade, a menores custos”.