País

Parlamento português condena ataque contra produtora da ‘Porta dos Fundos’ no Brasil

None

O parlamento português condenou, esta sexta-feira, os “recentes actos de ódio e violência” contra a produtora do programa de humor ‘Porta dos Fundos’, no Brasil, após a exibição de um programa em que Jesus é retratado como homossexual.

O voto, apresentado pelo Bloco de Esquerda, teve a abstenção do PSD, CDS e Chega, mas foi aprovado com os votos do BE, PS, PCP, Livre e PAN.

No texto, a Assembleia da República adopta a posição proposta pelo BE que manifestam “a sua solidariedade com o grupo humorístico ‘Porta dos Fundos’ e condena de forma inequívoca os recentes actos de ódio e violência perpetrados contra a sede da sua produtora, exigindo que os responsáveis por este atentado sejam julgados e punidos”.

O ataque, na véspera de Natal de 2019, “denuncia mais uma de tantas tentativas de restrição da liberdade de expressão e do humor livre, pilares fundamentais de qualquer democracia e que não podem ser menosprezados nem tão pouco postos em causa”.

Em 3 de Dezembro, a produtora do grupo humorístico Porta dos Fundos lançou o especial de Natal ‘A Primeira Tentação de Cristo’ no qual Jesus é representado como um jovem que terá tido uma experiência homossexual e também insinua que o casal bíblico Maria e José viveram um triângulo amoroso com Deus.

A sátira, de 46 minutos, protagonizado pelos humoristas brasileiros Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, não agradou a grupos religiosos, que criticaram a temática.

Na madrugada de 24 de Dezembro, véspera de Natal, a sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, foi alvo de um atentado que não provocou vítimas.

Numa nota, a produtora condenou “todos os actos de violência” e afirmou esperar que “os responsáveis por este ataque sejam encontrados e punidos”.

O suspeito, já detido, fazia parte da Frente Integralista Brasileira (FIB), um dos principais grupos nacionalistas e de extrema-direita do Brasil, e que se define como defensora dos valores cristãos, da propriedade privada e da família.